A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, celebrou, nesse domingo (2/3), a vitória do longa-metragem “Ainda Estou Aqui” como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 — primeiro prêmio para uma produção brasileira.
Nas redes sociais, Rousseff escreveu que a conquista “trata-se de uma vitória internacional histórica, que honra a todos os que se foram, assim como reverencia aqueles que ainda estão aqui, defendendo a democracia e combatendo o fascismo”.
Leia também
-
Celebridades
Imprensa internacional destaca vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar
-
Cinema
O que o Oscar de Ainda Estou Aqui significa para o cinema nacional
-
Brasil
Lula parabeniza “Ainda Estou Aqui” por premiação no Oscar: “Orgulho”
-
Cinema
Histórico! Ainda Estou Aqui vence Oscar de Melhor Filme Internacional
A ex-presidente do Brasil ressaltou o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, criada em 2011, durante a primeira gestão da petista (2011-2014) à frente do Planalto, para investigar crimes da ditadura. Rousseff foi presa, perseguida e torturada pelo regime militar.
“É motivo de orgulho saber que a história de Rubens Paiva e de sua família — especialmente a busca incansável de Eunice Paiva pela verdade e pela justiça — pôde ser contada graças ao trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que criei durante meu governo para investigar os crimes da ditadura”, disse.





Walter Salles com estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional
Arturo Holmes/WireImage
Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello
Reprodução
Ainda Estou Aqui
Reprodução
Ainda Estou Aqui
Reprodução
Ainda Estou Aqui
Reprodução
Ainda Estou Aqui
Reprodução
Ela destacou que o Oscar de Melhor Filme Internacional “é um reconhecimento da força da cultura brasileira”.
Segundo a presidente do Banco dos Brics, a “emoção é ainda maior porque a premiação celebra uma obra que presta tributo à civilização, à humanidade e aos brasileiros que sofreram com a extinção das liberdades democráticas, lutando contra a ditadura militar”.
“Uma homenagem merecida ao nosso cinema, ao diretor Walter Salles, às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ao ator Selton Mello e a toda a equipe do filme”, acrescentou.
“Meus aplausos a todos que tornaram esse filme possível”, finalizou.
Ainda Estou Aqui garante 1º Oscar do Brasil
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. No Oscar 2025, o longa-metragem foi indicado a três categorias:
- Melhor Filme Internacional (vencedor);
- Melhor Filme; e
- Melhor Atriz.
A produção levou a estatueta de Melhor Filme Internacional.
Os demais prêmios foram para a atriz Mikey Madison (Melhor Atriz) e o filme “Anora” (Melhor Filme).