Dino vota por condenação de Zambelli no STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou neste domingo, 23, a favor da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. O julgamento ocorre no plenário virtual. Os ministros têm até a sexta-feira, 28, para registrarem seus votos.

Dino acompanhou o voto do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, assim como as decisões dos ministros Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Até o momento, o placar indica 4 votos a 0 em favor da condenação. Para formar maioria na decisão, seria necessário que ao menos mais dois ministros seguissem o voto de Gilmar.

Dino sugere cassação de mandato

Gilmar propôs que a pena seja de 5 anos e 3 meses de prisão para a deputada. No voto, Dino destacou que outra suposta consequência pelos crimes seria “a perda do cargo, função pública ou do mandato eletivo”. Em agosto de 2023, o STF tornou ré a deputada por ter perseguido, de arma em punho, um militante do PT que a provocou enquanto Carla consumia um lanche ao lado do filho, em um restaurante de São Paulo. 

O caso aconteceu na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Na época, vídeos começaram a circular nas redes sociais. Zambelli, então, postou uma gravação e mostrou que um grupo de homens a intimidava e a provocava. A deputada afirmou, do mesmo modo, que foi empurrada no chão por um dos apoiadores do então candidato Lula da Silva.

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SC: turista argentino é espancado após assediar mulher em ônibus

Um turista argentino foi espancado por moradores no bairro Rio Vermelho, no norte de Florianópolis…

Homem é flagrado tentando entrar com 249 canetas de Mounjaro em aeroporto

A Receita Federal apreendeu, na noite da última terça-feira (15), 249 canetas do medicamento Mounjaro…

Grenal 477: Clássico será marcado por momentos distintos e técnico interino

A Arena do Grêmio será palco, neste sábado (19), de um dos maiores clássicos do…