• Home
  • POLÍTICA
  • Diretor de Ainda Estou Aqui diz que filme só foi possível com Lula

Diretor de Ainda Estou Aqui diz que filme só foi possível com Lula

Durante uma entrevista à emissora CNN norte-americana, o diretor de Ainda Estou Aqui, Walter Salles, disse que o lançamento do filme só foi possível com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva e o “retorno da democracia” ao Brasil. A conversa foi ao ar na última sexta-feira, 14.

À âncora Christiane Amanpour, o cineasta afirmou que o país viveu quatro anos sob um governo de “extrema-direita”, referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desta forma, deu a entender que, por tratar de um relato sobre o regime militar, o filme não poderia ser lançado se Bolsonaro tivesse sido reeleito.

Segundo o próprio Salles, no entanto, a produção do filme levou sete anos. As filmagens começaram em 2023, o que significa que o projeto teve início em 2016 — ou seja, durante a transição dos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, em decorrência do processo de impeachment da petista.

Na mesma entrevista à CNN, o diretor definiu como “tentativa de golpe militar” os atos de 8 de janeiro de 2023. Afirmação que a atriz Fernanda Torres, protagonista de Ainda Estou Aqui, compartilhou.

Ainda Estou Aqui perde para Emília Perez no “Oscar britânico”

Netflix deixa de pagar viagens promocionais para Karla Sofía Gascón
Karla Sofía Gascón em cena do filme Emilia Perez | Foto: Divulgação/Paris Filmes

Dois dias depois de associar o lançamento do filme com o êxito de Lula, Salles e Fernanda sofreram um revés internacional. Isso se deu porque Ainda Estou Aqui perdeu o Bafta 2025 na categoria de melhor filme em língua não inglesa. Emilia Pérez, da França, foi quem levou a premiação, popularmente chamada “Oscar britânico”. O anúncio ocorreu neste domingo, 16.

Disputavam a categoria outras três produções: A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), Kneecap (Irlanda) e Tudo que Imaginamos como Luz (Índia).

Jacques Audiard, diretor do vencedor filme francês, agradeceu o troféu. O cineasta dedicou à atriz Karla Sofía Gascón, apesar das controvérsias da artista trans. Em postagens, ela critica o Oscar e a cultura islâmica. Passou a ser alvo de comentários que a acusam de ser racista e xenofóbica.

YouTube videoYouTube video

O diretor Walter Salles e Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro deste ano, estiveram presentes na cerimônia, que ocorreu neste domingo, 16. A atriz não concorreu na categoria de atuação.

Ainda Estou Aqui foi a sexta produção brasileira a ser indicada na categoria de melhor filme estrangeiro do Bafta. Os outros filmes nacionais que passaram pelo “Oscar britânico” foram:

  1. Central do Brasil (1999);
  2. Abril Despedaçado (2001);
  3. Cidade de Deus (2004);
  4. Diários de Motocicleta (2004);
  5. Trash — A Esperança Vem do Lixo (2014).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…