• Home
  • BRASIL
  • Em 1 mês, governo notifica via WhatsApp quase 2 mil celulares roubados

Em 1 mês, governo notifica via WhatsApp quase 2 mil celulares roubados

Passado um mês desde que o governo federal começou a enviar mensagens via WhatsApp para celulares frutos de roubo, furto ou perda, quase 2 mil aparelhos foram notificados, de acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A funcionalidade foi incorporada ao aplicativo Celular Seguro em 7 de abril deste ano. De lá para cá, o governo enviou 1.914 mensagens para celulares com alertas de bloqueios emitidos.

O objetivo da medida é incentivar a devolução dos aparelhos subtraídos e combater roubos. O envio das mensagens é feito pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (canais oficiais do Ministério da Justiça), assim que identificada a instalação de um novo chip em aparelhos com restrição.

O usuário, então, é orientado a comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação. Caso não apresente a nota fiscal, nem comprove ser o dono do aparelho, o cidadão terá de fazer a devolução.

Veja aqui o que fazer se receber uma mensagem sobre restrição via WhatsApp

O Metrópoles questionou o ministério sobre a quantidade de aparelhos recuperados por meio desta nova política, mas a pasta não soube informar.

Celular Seguro

O Celular Seguro é um programa do Ministério da Justiça que tem como objetivo combater furto e roubo de celulares. A iniciativa permite que o cidadão comunique a perda em uma plataforma virtual e acione o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários, caso seja vítima dos crimes.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Alan Patrick é arma do Internacional contra Maracanã em Florianópolis

O meia Alan Patrick é um dos grandes nomes do Internacional, que visitará a cidade…

Como a AGU virou o ‘escritório de advocacia’ de Lula

Criada para representar a União e oferecer consultoria jurídica ao Executivo, a Advocacia-Geral da União…

Papa Leão XIV: o que se sabe sobre a ordem agostiniana no Brasil

“Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano”, disse o papa Leão XIV em seu primeiro…