• Home
  • GERAL
  • Estudantes do ensino médio participam de jornada de Iniciação Científica no Rio de Janeiro

Estudantes do ensino médio participam de jornada de Iniciação Científica no Rio de Janeiro

Programa de Vocação Científica (Provoc) é oportunidade de Iniciação Científica para estudantes da rede pública.

Será realizada entre os dias 20 e 21 de agosto na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, a 1ª Jornada Nacional de Vocação Científica da Rede Provoc. Serão reunidos alunos de todas as unidades e escritórios técnicos regionais da Fiocruz, que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc).

O objetivo é proporcionar o compartilhamento de experiências numa programação especial, que envolve a presença do presidente da Fiocruz, Mário Moreira, diretores da instituição e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e demais entidades como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e CNPq; um painel sobre o “Contexto das Políticas Públicas para a Juventude” abordando ainda “Reflexões sobre a Iniciação Científica no Ensino Médio”, além de programação cultural e outras atividades. No evento, os estudantes da Rede Provoc farão apresentação de pôsteres, com os resultados de seus projetos desenvolvidos nas unidades e escritórios regionais.

Dez estudantes de Rondônia participarão das atividades. São alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, das escolas estaduais Orlando Freire e João Bento da Costa, em Porto Velho, que ingressaram na Rede Provoc nas seleções de 2022 e 2023.

A vice-coordenadora de Pesquisa da Fiocruz Rondônia e chefe do laboratório de Microbiologia, Najla Benevides Matos, ressalta que essa é uma

oportunidade ímpar na vida desses estudantes, que já estão tendo o contato com a pesquisa científica, sob a supervisão de pesquisadores com vasta experiência em diferentes áreas do conhecimento, além de vivenciarem, na prática, experiências importantes como a participação em eventos científicos a exemplo da Reunião Anual de Iniciação Científica. Por tudo isso, podemos dizer que há uma gama de possibilidades na carreira profissional e no futuro desses estudantes”.

Najla também enfatiza o papel social da Rede Provoc na redução das desigualdades regionais, na medida em que amplias as oportunidades aos estudantes de escolas públicas de conhecerem e se interessarem pela carreira científica.

André Aguirre, representando os orientadores e comissão do Provoc/Fiocruz RO: Izabelly Vitória, Najla Matos, Anjo Gabriel e Soraya Santos.

Sobre o Programa

O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica que contempla estudantes do Ensino Médio e oferece a esses jovens oportunidades de aprendizado em conhecimentos técnicos e científicos a partir de vivências práticas de pesquisa.

O programa existe desde 1986 e é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Possui duas fases, na primeira, com duração de 12 meses (agosto a julho), os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em saúde. Na segunda, que tem duração de 22 meses (contados a partir do segundo semestre), o aluno desenvolve todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa em Ciência e Tecnologia em Saúde. Em cada uma, o participante é certificado pela EPSJV, mediante requisitos necessários para a conclusão de cada etapa. Os participantes têm 30 dias de férias acordados previamente com o orientador.

A Fiocruz Rondônia ingressou na Rede Provoc em 2022, quando foi iniciado um processo de expansão das vagas para outros estados, onde a instituição está presente.

Texto: José Gadelha

Fotos: José Gadelha e Adrhyan Araújo

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Ex-astro do Real Madrid revela “susto de morte” por excesso de viagens

Ex-jogador com destaque no Real Madrid e na seleção da Espanha, Fernando Morientes revelou que…

Barroso responde The Economist e nega ter dito ‘derrotamos o bolsonarismo’

Neste sábado, 19, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, divulgou…

Operação Maximus – BOPE apreende cerca de 60 pacotes de entorpecente

Cerca de 60 pacotes de substâncias aparentando ser entorpecentes do tipo maconha e mais quatro…