Imagens das manifestações contra a anistia aos presos pelo 8 de janeiro de 2023 viraram piada nas redes sociais. Os atos convocados pela esquerda, que também pedem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrem na Avenida Paulista e em outras capitais do país neste domingo, 30.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A câmera da Revista Oeste mostra os registros ao vivo da movimentação na Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

No seu perfil oficial no X, o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) convocou a população para o protesto contra a anistia. Fotos e vídeos que circulam nas plataformas digitais mostram as manifestações esvaziadas e se tornaram alvo da oposição.
Em uma publicação, Boulos escreveu: “Chegando na Av. Paulista daqui a pouco para o nosso ato sem anistia. As ruas sempre foram nossas e não podemos deixá-las livres para a extrema-direita. Para cima. Bolsonaro na cadeia”.
Chegando na Av. Paulista daqui a pouco para o nosso ato SEM ANISTIA
As ruas sempre foram nossas e não podemos deixá-las livres para a extrema-direita. Pra cima!
BOLSONARO NA CADEIA pic.twitter.com/uZBnGapdud
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 30, 2025
Atos contra anistia viram piada
Com a baixa adesão às manifestações contra a anistia dos presos pelo 8 de janeiro de 2023, os usuários das redes sociais fizeram piada com o evento conclamado pela esquerda.
“A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá pra contar quantas pessoas foram na foto”, escreveu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). “Eu contei 44 e vocês?”
A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá pra contar quantas pessoas foram na foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu contei 44 e vocês? pic.twitter.com/rgmnQpckP5
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 30, 2025
O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também se manifestou: “Ato organizado pela esquerda e convocado por Boulos contra a anistia e pedindo prisão de Bolsonaro impressiona com o número de manifestantes”.
“Segundo a USP, tinham 2 milhões de pessoas”, ironizou o parlamentar ao publicar um vídeo do ato na Paulista. “E eles ainda têm a cara de pau de tentar desmerecer as manifestações da direita.”
Ato organizado pela esquerda e convocado por Boulos contra a anistia e pedindo prisão de Bolsonaro impressiona com o número de manifestantes. Segundo a USP, tinha 2 milhões de pessoas. E eles ainda têm a cara de pau de tentar desmerecer as manifestações da direita. pic.twitter.com/QmLWrM68ma
— Carlos Jordy (@carlosjordy) March 30, 2025
O vereador Rubinho Alves (União-SP) afirmou que a “Paulista vazia fala mais alto que o palanque, o Brasil real já escolheu” o seu lado na luta pela anistia.
“Sem anistia”, disse o Boulos.
O povo respondeu: “sem paciência pra espetáculo político vazio.”A paulista vazia fala mais alto que o palanque, o Brasil real já escolheu: #AnistiaJa pic.twitter.com/GQL3TTQ74i
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) March 30, 2025
Além dos parlamentares, usuários das redes sociais fizeram chacota dos protestos: “Manifestação da esquerda contra a anistia… Flopou. Deixe sua gargalhada”.
Manifestação da esquerda contra a anistia…
Flopou.
Vídeo é Campo Grande MS, a foto do Rio é outro vídeo da Paulista!
Boulos quer juntar 20.000 pessoas.
Deixe sua gargalhada! pic.twitter.com/h6ZnvU3DRs— Denise – Senhora X (@denise_mury) March 30, 2025