• Home
  • POLÍTICA
  • EUA realizam ataques militares contra terroristas Houthis no Iêmen

EUA realizam ataques militares contra terroristas Houthis no Iêmen

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou ataques contra terroristas Houthis no Iêmen neste sábado, 15. O grupo, de origem islâmica, é um antigo adversário da política norte-americana.

As operações deixaram ao menos 31 mortos e 101 feridos ao longo do dia, segundo dados do Ministério da Saúde, controlado pelos Houthis. De acordo com o jornal The Washington Post, Trump determinou ataques a radares, locais de defesa aérea e pontos de lançamento de drones.

YouTube video

“Nossos bravos combatentes estão agora realizando ataques aéreos contra as bases terroristas, líderes e defesas de mísseis para proteger os ativos marítimos, aéreos e navais americanos e para restaurar a liberdade de navegação”, escreveu o republicano em sua rede social.

Trump também ameaçou o Irã, dizendo que os EUA não serão “gentis” caso o país continue fornecendo apoio à organização.

O gabinete político dos Houthis classifica a ação norte-americana como “um crime de guerra”. O grupo afirma que as “forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para responder à escalada com escalada”.

Houthis e o ódio aos judeus

Liderada por Houssein al Houthi, a organização surgiu em 1990 com o objetivo de combater o governo do então presidente Ali Abdullah Saleh. Além disso, é dissidente da cultura e da política de países como os Estados Unidos e Israel.

Frases como “Morte aos EUA”, “Morte a Israel”, “Maldição sobre os judeus” e “Vitória ao Islã” integram o portfólio terrorista dos Houthis.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Aliados do Irã, os Houthis anunciaram, nas últimas semanas, a retomada dos planos para ofensivas militares contra navios israelenses nos mares Vermelho e Arábico.

Desde 2023, a organização realizou mais de 100 ataques contra embarcações israelenses em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza.

+ “Governo Trump avalia restringir entrada de cidadãos de 43 países”

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…