O Foro de São Paulo, em parceria com entidades ligadas à esquerda latino-americana, vai realizar um curso presencial de formação política na Universidade Ñico López, em Havana, de 27 de abril a 4 de maio de 2025.
O evento conta com o apoio da Fundação Perseu Abramo, braço intelectual do Partido dos Trabalhadores (PT), da ALBA Movimentos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Marcha Mundial de Mulheres e da CLOC-Vía Campesina.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os organizadores escolheram a capital cubana por seu valor simbólico para o comunismo: o episódio coincidirá com os atos do Dia do Trabalho — data em que centenas de militantes tomam as ruas de Havana em defesa da Revolução Socialista.
Os responsáveis direcionaram a formação a membros do Partido dos Trabalhadores, da Fundação Perseu Abramo, parlamentares de esquerda e militantes de ONGs e movimentos sociais ideologicamente alinhados.

Segundo as lideranças, o objetivo é oferecer um espaço de análise política comparativa. O foco permanece na articulação entre partidos e movimentos populares da América Latina e do Caribe.
Como resultado, a programação inclui debates sobre integração regional e desafios enfrentados pela esquerda no continente.
O curso também buscará reforçar vínculos ideológicos com o regime cubano, exaltando os ideais de “independência, soberania e justiça social” promovidos pela Revolução.
Curso terá conteúdo baseado na experiência cubana
Dirigentes políticos, líderes sociais e especialistas alinhados ao projeto socialista vão conduzir as atividades do curso.
A equipe docente terá enfoque transdisciplinar e deve usar experiências de articulação entre partidos e movimentos sociais como base para os debates.
+ Leia também: “Cuba prende opositores libertados em acordos com EUA e Vaticano”
Os participantes terão contato direto com lideranças cubanas e de outros países da região, durante as celebrações do 1º de Maio. O evento é tradicionalmente usado para demonstrar apoio público ao governo cubano e à sua estrutura política totalitária.