Grande parte do país deve registrar fortes chuvas durante esta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte da Região Norte, norte do Nordeste, oeste do Centro-Oeste e sul da Região Sul podem ter acumulados com o potencial de ultrapassar 80 mm até a próxima segunda-feira (14/7).
Já para o interior da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, norte de Minas Gerais, leste de Goiás e oeste de São Paulo a meteorologia aponta para a ocorrência de chuvas com volumes acumulados abaixo de 20 mm.
No Sudeste são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Espírito Santo, especialmente a partir desta quarta-feira (9/7).
Para o Centro-Oeste a previsão para esta semana é de chuvas mais localizadas sobre Mato Grosso e áreas pontuais de Mato Grosso do Sul, com acumulados podendo superar os 50 mm. No Goiás e Distrito Federal são esperados volumes de chuva inferiores a 20 mm.
Com expectativa de bastante chuva, os nortistas verão as precipitações se concentrando no Amazonas, Pará, Roraima e norte de Rondônia, com acumulados que podem ultrapassar os 60 mm. Para o sul de Rondônia, leste do Acre e centro-sul do Tocantins são aguardados volumes de chuva abaixo de 40 mm.
No Nordeste, as áreas de instabilidade em virtude da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecem a formação de chuvas no norte do Maranhão e do Piauí, além do litoral do Ceará, onde são esperados volumes de chuva acima de 60 mm.
No interior da Paraíba, sul do Piauí e do Maranhão, além do oeste e sul da Bahia, podem ocorrer acumulados de chuva entre 30 mm e 50 mm. Nas demais áreas, são previstas chuvas abaixo de 10 mm e em algumas localidades pode não haver registro de chuva, assim como redução da umidade relativa do ar, com valores abaixo de 50%.

Chuvas em SP: Defesa Civil faz alerta para tempestades nos próximos dias no estado
Cesar Sacheto/Metrópoles
Nuvens escuras de chuva sobre a região da Avenida Paulista, vistas a partir de Pinheiros, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
@hugobarretophoto
DF segue em alerta para chuvas fortes
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
Mais um dia típico de verão para todo o estado de São Paulo
Reprodução
Nuvens de fortes chuvas em SP
William Cardoso/ Metrópoles
Chuvas fortes em SP
Milena Vogado/ Metrópoles
Fortes chuvas atingem SP
Reprodução/ Redes Sociais
A semana no Sul será marcada por áreas de instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, com volumes podendo ultrapassar os 50 mm. Acumulados de chuva entre 20 mm e 40 mm podem ocorrer no centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná a partir do domingo (13/7).
Alerta
Nesta terça-feira (8/4) o sul da Bahia está em atenção para chuvas intensas que podem ter volumes na casa do 10 mm. De acordo com aviso do Inmet, as precipitações devem se concentrar no sul do estado, com atenção especial para a faixa litorânea entre Nova Viçosa e Canavieiras.
Outras cidades estão na rota das chuvas intensas, como Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itanhém, Itamaraju, Eunápolis e Santa Cruz de Cabrália.