• Home
  • ESPORTES
  • França planeja reformular liga com modelo inspirado na Premier League

França planeja reformular liga com modelo inspirado na Premier League

O futebol francês pode passar por uma revolução em sua estrutura organizacional. Em coletiva realizada nesta segunda-feira (12), o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Philippe Diallo, anunciou um plano para substituir a atual Ligue de Football Professionnel (LFP) por uma nova entidade controlada pelos clubes — nos moldes do modelo adotado pela Premier League, na Inglaterra.

De acordo com a proposta, os clubes franceses, em parceria com o fundo de investimentos CVC Capital Partners, se tornariam acionistas de uma nova empresa, responsável pela gestão e comercialização das competições profissionais.

A FFF também teria participação acionária, mantendo um papel de supervisão, inclusive com poder de veto sobre mudanças no formato das competições.

“Seria uma versão francesa da Premier League — uma liga gerida por uma empresa pertencente aos clubes, com executivos remunerados à frente da administração”, afirmou Diallo.

A iniciativa é resultado do trabalho de três grupos de estudo formados em março, em meio aos crescentes desafios enfrentados pelo futebol profissional no país. Diallo classificou o projeto como “inovador e disruptivo”, e destacou que o objetivo é criar uma estrutura mais eficiente e transparente, abrindo caminho para a recuperação financeira e esportiva dos clubes.

Na prática, a proposta prevê o fim da LFP, cujas atribuições passariam a ser absorvidas pela nova companhia. “Com a criação da LFP Media, a LFP tornou-se quase uma estrutura vazia”, disse o dirigente.

A nova entidade ficaria encarregada de organizar e promover as ligas nacionais, enquanto a FFF manteria o controle regulatório. A implementação do modelo, no entanto, depende de mudanças na legislação. Um projeto de lei sobre a governança do esporte profissional na França deve ser analisado pelo Senado em 10 de junho.

A CVC já havia investido 1,5 bilhão de euros na LFP Media em 2022, em troca de uma fatia nas receitas de direitos de transmissão. A expectativa é que o fundo tenha papel central na nova configuração.

Caso aprovado, o projeto representará uma transformação significativa na maneira como o futebol francês é administrado, sendo interpretado como uma resposta à instabilidade financeira e ao desequilíbrio competitivo que afetam o sistema atual.

(Reportagem de Julien Pretot; Edição de Christian Radnedge)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Investigado pela PF, Waguinho pode ser indicado para gerir porto no RJ

A informação de que presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende indicar Wagner dos Santos,…

Mulher tenta matar as filhas no Dia das Mães no Amazonas

Uma mulher de 40 anos foi presa em flagrante no último domingo (11), Dia das…

Fluminense quer renovar com Fábio, de 44 anos

O Fluminense tem negociações para renovar com Fábio. O goleiro de 44 anos tem contrato…