• Home
  • BRASIL
  • General poupado pelo STF se diz “aliviado”, afirma defesa

General poupado pelo STF se diz “aliviado”, afirma defesa

A defesa do general Nilton Diniz — poupado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da denúncia de tentativa de golpe de Estado —, afirmou que a decisão dos ministros da Primeira Turma foi “coerente”.

Segundo a defesa, os elementos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) não são suficientes para incriminar o general.

“Encontro circunstancial”

“A defesa mostrou isso e citou que o general permaneceu em uma missão fora do Brasil de agosto de 2020 até 16 de novembro de 2022”, destacou o advogado Cleber Lopes.

De acordo com ele, o general esteve presente na reunião que, segundo a PGR, buscava elaborar um documento para pressionar o comandante do Exército a aderir a uma tentativa de golpe.

No entanto, ele pontuou que a presença de Nilton Diniz no encontro foi circunstancial. “Esta reunião que aconteceu teve a presença do general, mas absolutamente acidental, porque assim que chega do exterior, ele vai a Maceió e fica lá até às vésperas da reunião. Ele está aliviado”, explicou.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, acompanhou o argumento e sustentou que não há elementos que comprovem a participação do general na elaboração do documento citado pela PGR.

Unanimidade

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF acolheu o voto de Moraes para rejeitar a denúncia contra Nilton Diniz e contra o coronel Cleverson Ney Magalhães. Em relação aos demais 10 denunciados, a Corte decidiu pelo recebimento da acusação.

O julgamento da denúncia apresentada pela PGR contra o núcleo 3 da suposta trama golpista começou na manhã desta terça-feira (20/5), com a leitura do relatório e as sustentações orais das defesas dos 12 acusados. Na retomada da sessão, Moraes leu seu voto, inicialmente abordando as questões preliminares levantadas pelas defesas — todas rejeitadas e referendadas pela Turma.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Defesa de Belarmino se manifesta após atropelamento e fuga de 10 meses

Após passar 10 meses foragido por atropelar e matar o fisioterapeuta Fábio Toshiro Kikuta, o…

CSA segura empate sem gols com Grêmio e vai às oitavas da Copa do Brasil

Foi sofrido, mas o CSA está classificado para as oitavas de final da Copa do…

Messias diz que CPI do INSS pode atrapalhar ressarcimento

Durante entrevista ao Canal Gov nesta terça-feira, 20, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou…