A ida da presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), para o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula abre espaço para que a vereadora de Londrina (PR) Lenir de Assis (PT-PR) assuma a vaga de deputada federal.
Lenir teve 17.103 votos em 2022 e ficou como segunda suplente da federação PT/PC do B/PV no Paraná. A primeira suplência era de Elton Welter, que assumiu a vaga deixada em 2023 por Ênio Verri, que renunciou para assumir o comando da Itaipu Binacional.
Em 2024, a futura deputada federal foi reeleita vereadora da segunda maior cidade do Paraná pela quarta vez, com 4.737 votos. Com a sua ida para Brasília, Londrina terá mais uma representante da cidade na Câmara. Um dos nomes conhecidos do município que está na Casa é o deputado Filipe Barros (PL-PR).
Lenir tem 55 anos e é formada em ciências sociais na Universidade Estadual de Londrina (UEL), e é mestra e doutora em sociologia também pela UEL.
Gleisi ministra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (28/2), a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), para assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.
A pasta é responsável pela articulação política do governo com os demais Poderes, principalmente o Congresso.
Gleisi assumirá o lugar deixado por Alexandre Padilha, indicado para assumir o Ministério da Saúde. A posse da presidente nacional do PT está prevista para 10 de março, depois do Carnaval.