No dia 16 de maio de 2025, o Governo do Estado de Rondônia promoveu eventos nas cidades de Ariquemes e Alto Paraíso para consolidar o Progama de Segurança Rural como política pública de Estado. Em Ariquemes o evento foi realizado na sede da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). À tarde, a comitiva do Governo do Estado esteve no Plenário da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, em uma apresentação técnica voltada exclusivamente à segurança rural.
O Programa de Segurança Rural é uma iniciativa fundamental para fortalecer a proteção das áreas rurais, promovendo a segurança dos agricultores e das comunidades, disse o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha. Como política pública de Estado, busca prevenir crimes como roubo de gado e invasões, além de garantir a tranquilidade no campo. Através da implementação de tecnologias de monitoramento e ações integradas com as forças de segurança, o programa visa criar um ambiente mais seguro para o desenvolvimento agrícola. A participação da comunidade é essencial, incentivando denúncias e colaboração com as autoridades. Assim, o programa se torna um pilar para a sustentabilidade e o crescimento econômico das regiões rurais.
O programa, criado em 2019 na região do Vale do Jamari, foi idealizado pelo coronel PM Robinson Brancalhão da Silva, que destacou o uso de georreferenciamento e cadastro de propriedades, moradores, veículos e implementos como forma de dar identidade às áreas rurais e permitir uma resposta rápida da PMRO em casos de crimes. Ele ressaltou a importância da velocidade da informação entre os moradores como fator essencial para inibir a ação de criminosos.
Durante o evento, o tenente-Coronel Rudinei João Bessegato Pogere, comandante do 7º Batalhão da PM, apresentou os avanços do programa. Desde 2023, já foram cadastradas 2.289 propriedades na região, cada uma com número próprio e placa de identificação. O trabalho é realizado por nove patrulhas semanais que percorrem as áreas rurais de Ariquemes, Alto Paraíso e Cujubim.
A meta, segundo o comandante, é atingir 5 mil propriedades cadastradas até o fim de 2026, promovendo cobertura total das linhas rurais da região. Ele também destacou que a adesão dos produtores tem sido crescente e que o patrulhamento tem contribuído para a redução dos índices de furtos e roubos no campo, principalmente de veículos e equipamentos agrícolas.
O comandante-geral da PMRO, coronel Braguin, reforçou o compromisso da corporação com a segurança da população rural e destacou o Patrulhamento Rural como um modelo consolidado em todos os 11 batalhões da PMRO. Já o secretário de Segurança Pública, coronel Felipe Bernardo Vital, enfatizou a importância da união entre governo, forças de segurança e o setor produtivo para fortalecer o desenvolvimento e a tranquilidade no campo.
O evento contou ainda com a presença do Comandante Regional de Policiamento IV, coronel Barros, secretários municipais de agricultura, presidentes de associações rurais e produtores locais. A consolidação do Patrulhamento Rural como política de Estado reflete o compromisso da PMRO com ações estratégicas, organizadas e próximas da comunidade, em prol da segurança e da valorização da vida no campo.
Texto e fotos: P-5 do 7º BPM / Sargento PM Caroline