• Home
  • POLÍTICA
  • Governo Lula ‘recicla’ medida de Bolsonaro para a educação

Governo Lula ‘recicla’ medida de Bolsonaro para a educação

Crítico do governo Jair Bolsonaro, o presidente Lula “reciclou” uma medida do antecessor para a educação. Trata-se do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo petista na quarta-feira 5.

De acordo com a iniciativa, o objetivo é enfrentar “defasagens” acumuladas ao longo do tempo, além de mitigar os impactos de “calamidades” na educação. Entre outros pontos, a medida propõe igualdade de acesso e permanência na escola, promoção de equidade, formação integral e capacitação de professores.

O decreto, contudo, é bem semelhante ao editado no governo Bolsonaro, em maio de 2022, sobre o mesmo assunto, mas que acabou revogado por Lula. Assim como a proposta do petista, o texto da gestão anterior instituiu a “Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica”.

À época, o Ministério da Educação (MEC) informou que a medida serviria para “elevar a frequência escolar, reduzir os índices de evasão e de abandono e promover estratégias de ensino e aprendizagem para elevar o desempenho escolar”.

Resposta do governo Lula sobre reciclar medida de Bolsonaro

Bolsonaro acredita ser o nome mais forte da direita para concorrer à Presidência da República em 2026
O presidente Jair Bolsonaro, durante um pronunciamento no Palácio do Planalto | Foto: Divulgação/ABR

Interpelado por Oeste, sobre revogar um texto que tratava do mesmo assunto, o governo informou que a medida de Bolsonaro era voltada ao “contexto de pandemia”, além de ser limitada.

“A nova gestão identificou que a recomposição de aprendizagens deve ser tratada como frente contínua de atuação do MEC: independentemente da conjuntura social e política, dos eventos climáticos ou emergenciais, todo estudante deve ter direito para desenvolver-se adequadamente”, observou o Executivo. “Faltavam também mecanismos mais detalhados para um acompanhamento eficaz das ações. O modelo anterior não apresentava um direcionamento para o monitoramento de resultados ajustado às necessidades específicas de cada região do Brasil. O novo decreto busca uma abordagem mais inclusiva, equitativa e focada em resultados a longo prazo.”

Ainda conforme o governo Lula, a sua política também se difere da estabelecida por Bolsonaro por ser mais “explícita” no que diz respeito à equidade e inclusão.

Sobre a capacitação de professores, o Executivo observou que há “maior ênfase” em orientar os educadores.

Leia também: “A lei morreu”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 258 da Revista Oeste

Confira ainda

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…