• Home
  • BRASIL
  • Governo Lula retoma Transnordestina em busca de aprovação no Nordeste

Governo Lula retoma Transnordestina em busca de aprovação no Nordeste

O governo Lula vai retomar a Transnordestina no segundo semestre desde ano, em busca de recuperação da avaliação positiva do Nordeste, reduto eleitoral do presidente. Os ministros Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) preparam a licitação. O projeto deve ajudar a escoar a produção nordestina através do estado de Pernambuco, que havia sido retirado do percurso da ferrovia no governo Bolsonaro.

“Obras que serão fundamentais para o desenvolvimento de Pernambuco. Estamos comprometidos em transformar a realidade do Nordeste, e a Transnordestina é um projeto fundamental para alcançar esse objetivo. A licitação que anunciaremos representa um marco para o futuro econômico da nossa região”, afirmou Silvio Costa Filho.

4 imagens

Silvio Costa Filho (Republicanos) comanda o Ministério de Portos e Aeroportos
Renan Filho
1 de 4

Campanha é encabeçada pela Anac em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos

Reprodução/Republicanos

2 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles

3 de 4

Silvio Costa Filho (Republicanos) comanda o Ministério de Portos e Aeroportos

Divulgação

4 de 4

Renan Filho

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Renan Filho fez críticas ao governo anterior. “Bolsonaro tinha retirado o trecho de Pernambuco da Transnordestina. E o presidente Lula entendeu que não há alternativa para o desenvolvimento do Nordeste excluindo Pernambucano do centro da estratégia. Por isso, nós retomamos o trecho e vamos executar como obra pública”, ressaltou.

As obras da Transnordestina começaram em 2006, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto visa ligar Pernambuco ao Piauí, atravessando os estados da região. A ideia é fazer com que os produtos feitos no Nordeste tenham acesso a mercados nacionais e internacionais.

O anúncio aconteceu num momento de baixa na popularidade do presidente Lula. O Nordeste foi a única região em que o petista derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, com 69,34% dos votos válidos. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada em janeiro, a aprovação do petista entre os nordestinos caiu de 67% para 60%.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CBF decreta minuto de silêncio em jogos no Brasil após morte do papa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a morte do papa Francisco. O líder da…

Ao pedir anistia, Cleitinho cita ex-senador que estuprou a filha

O senador Cleitinho (Republicanos-MG) publicou um vídeo nas redes sociais neste domingo, 20, em que…

Ministros de Lula e políticos lamentam a morte do papa Francisco

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades lamentaram,…