O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que disputas entes públicos só cheguem ao Poder Judiciário quando não houver mais chance de negociação. A declaração ocorreu nesta terça-feira, 20, durante a 26ª Marcha dos Prefeitos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
“Eu queria fazer um apelo aos deputados, aos senadores, aos prefeitos e ao governo federal”, disse o presidente. “É preciso que a gente aprenda de uma vez por todas que os problemas que nós temos deveriam ser resolvidos numa mesa de negociação, e não no Poder Judiciário.”

A fala foi uma resposta a uma declaração do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Ele criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a obrigatoriedade de execução das emendas parlamentares.
Ziulkoski afirmou que os deputados não podem ser “escravos” das emendas por causa de promessas de campanha. “Abra o olho”, disse o político da CNM. “Vamos votar pautas estruturantes. Vamos, sim, lutar pela defesa dos municípios.”
Leia mais: “Lula recebeu vaias na abertura da Marcha dos Prefeitos”
Lula citou diretamente o presidente da CNM e comentou: “Voltou a ser velho Paulo Ziulkoski com um discurso mais inflamado, com um discurso mais contundente, como sempre deveria ser um representante do prefeito em todas as marchas”.
Lula enfrenta vaias em ao menos 3 momentos do evento
O clima foi hostil para o presidente durante o evento. Lula recebeu vaias ao menos três vezes: na chegada do evento, no começo de sua fala e ao final do discurso. Também recebeu alguns aplausos, mas as vaias predominaram.
O presidente optou por não reagir às manifestações negativas e ignorou os protestos. Alguns ministros chegaram a esboçar reação contrária ao público, mas Lula manteve a fala sem comentar os gritos.


Ele já havia recebido vaias na edição de 2024. Neste ano, voltou a subir ao palco da Marcha ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin; dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); além de ministros como Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A CNM promove anualmente a Marcha dos Prefeitos, o principal evento de articulação municipalista do país. Em 2025, reúne mais de 14 mil inscritos, quase o triplo do número de cidades brasileiras. A programação começou nesta segunda-feira, 19, e vai até quinta-feira 22.