Lula deve usar dois aviões para chegar ao Japão

O presidente Lula precisará usar mais de um avião para chegar ao Japão. Ele embarca neste sábado, 24, para o país asiático. O trajeto, porém, é tão extenso que não existem voos diretos entre os dois países.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A programação de voo conta com a troca de aeronaves no meio do caminho por questões de autonomia. A escala está programada para acontecer em Houston, no Texas, e envolve uma aeronave comprada durante o governo de Jair Bolsonaro.

O primeiro avião deve decolar com Lula por volta das 21h, em Brasília. Trata-se do modelo VC-1, conhecido como Aerolula. Sua capacidade é para o transporte de 100 a 156 passageiros em voos comerciais.

Depois de 10 horas de voo, o Aerolula deve pousar no Texas. Nos Estados Unidos, o petista fará um transbordo junto com sua comitiva para um KC-30 da Força Aérea Brasileira. Com mais autonomia, aeronave foi comprada durante o governo de Jair Bolsonaro.

O avião que levará Lula ao Japão

De acordo com o Poder360, o KC-30 que levará Lula de Houston para o Japão pertencia à companhia aérea Azul até 2022, quando governo federal o comprou. A aeronave tem capacidade para 230 passageiros, mas é menos luxuosa que o Aerolula.

O KC-30 possui 32 assentos-cama de classe executiva, 206 poltronas de classe econômica e autonomia de 14 mil quilômetros — a maior da FAB. Porém, não tem ambientes reservados, uma das características do Aerolula.

O VC-1, de uso do Palácio do Planalto, recebeu o apelido de Aerolula porque sua compra aconteceu em 2005, durante o primeiro mandato do petista na Presidência da República. Ambos os modelos são de fabricação da europeia Airbus.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Veja Bolsonaro sendo intimado em UTI e questionando oficial de justiça

O ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), divulgou, nesta quarta-feira (23/4), um vídeo de 11 minutos com…

UFC: Ilia Topuria disputará cinturão dos leves. Entenda cenário

Ilia Topuria, espanhol ex-campeão dos penas deve mesmo disputar cinturão dos leves no UFC 317.…

‘Brasil dá guarida a uma criminosa’

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou o uso de recursos públicos para transportar…