O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada, na tarde desta quinta-feira (26/12), antes de participar da reunião extraordinária com líderes partidários. A informação foi confirmada pela reportagem do Metrópoles. A visita terminou por volta das 17h10.
Lira convocou para a tarde desta quinta, em pleno recesso, reunião com todos os líderes. O encontro foi marcado após decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares e determinou que a Polícia Federal abra investigação para apurar suposto desvio de recursos.



BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Dino apontou na decisão, proferida na segunda-feira (23/12), supostos episódios de mau uso do recurso público, que incluem “malas de dinheiro sendo apreendidas em aviões, cofres, armários ou jogadas por janelas”. A suspensão das emendas aumentou a tensão entre os Poderes e se dá, exatamente, na semana seguinte à aprovação do pacote de corte de gastos.
Leia também
-
Brasil
Após decisão de Dino sobre emendas, Lira convoca líderes em recesso
-
Igor Gadelha
A diferença entre Lira e Hugo Motta, na visão de um cacique do Centrão
-
Igor Gadelha
O que Lula já conversou com Lira sobre o futuro político do deputado
-
Brasil
Lira deixa cargo sem realizar todos os seus desejos. Veja o que faltou
O Congresso Nacional está de recesso desde segunda, e todos os políticos estavam fora de Brasília. Lira retornou para a capital federal, após as festividades de Natal, a fim de se reunir com as lideranças partidárias. Alguns deputados que devem participar do encontro de forma presencial também estão em deslocamento.
A reunião será semipresencial, já que alguns parlamentares estão em viagens e devem participar remotamente, e ocorrerá na Residência Oficial da Câmara dos Deputados, no Lago Sul.