• Home
  • POLÍTICA
  • Lula sanciona lei que fixa tributação mínima de 15% sobre o lucro de multinacionais – Economia – CartaCapital

Lula sanciona lei que fixa tributação mínima de 15% sobre o lucro de multinacionais – Economia – CartaCapital

O presidente Lula (PT) sancionou a lei que cria um adicional da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, a CSLL, para empresas multinacionais instaladas no Brasil. A decisão consta da edição da última sexta-feira 27 do Diário Oficial da União.

O objetivo da norma é garantir uma tributação mínima efetiva de 15%. A taxação incidirá sobre o lucro de empresas no Brasil integrantes de grupos multinacionais cuja receita anual consolidada seja superior a 750 milhões de euros (cerca de 4,78 bilhões de reais) durante pelo menos dois dos quatro anos fiscais consecutivos anteriores à apuração.

O texto sancionado foi apresentado pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e repetiu o conteúdo de uma medida provisória que segue em vigor até março de 2025.

A exposição de motivos da MP calcula que a norma gere um aumento estimado de receita tributária de 3,44 bilhões de reais em 2026, 7,28 bilhões em 2027 e 7,69 bilhões em 2028.

O Ministério da Fazenda estima que aproximadamente 290 multinacionais no Brasil serão afetadas pela nova regra. Delas, cerca de 20 são multinacionais brasileiras.

A cobrança começará no ano fiscal de 2025 e o pagamento deverá ocorrer até o último dia do sétimo mês após o fim do ano fiscal.

(Com informações da Agência Senado)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Roberto Jefferson poderá ter alta e seguir para prisão domicilia

O Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o…

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…