Magno Malta fala a favor da família no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, na última quarta-feira, 12, um requerimento de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e subscrito pelo senador Magno Malta (PL-ES), para a realização de uma audiência pública sobre a situação da família Bettim, do Espírito Santo. 

Há pelo menos quatro gerações, a família mantém uma propriedade produtiva, que agora corre o risco de desapropriação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A audiência no Senado deve ter a participação de representantes do Incra, advogados da família Bettim e parlamentares que acompanham o caso, entre eles o deputado estadual Lucas Polese (PL-ES). Durante a reunião da CDH, Magno Malta destacou a gravidade da situação e a importância de trazer o debate para o Senado.

“Estão arrancando uma família centenária de uma terra que é deles, uma terra produtiva”, disse o senador. Malta mencionou também a proporção nacional que o caso alcançou, a partir da cobertura da imprensa. 

“A Revista Oeste já está acompanhando esse caso diariamente”, afirmou ao Senado. “Precisamos dar voz a essa e a outras famílias que enfrentam o mesmo problema em silêncio.”

Data para a audiência da família Bettim no Senado ainda vai ser definida

Com a aprovação do requerimento, a audiência pública será realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em data a ser definida. O debate terá como tema principal “Assegurar o direito à vida e à propriedade privada” e vai abordar não apenas o caso da família Bettim, mas também situações semelhantes em outras regiões do Brasil.

Realizado na propriedade da família Bettim, que se tornou alvo do Incra, o evento de apoio contou com a presença de parlamentares e produtores rurais
Membros da família Bettim | Foto: Emillio Righetti

A expectativa é que o encontro reforce a mobilização contra a desapropriação e garanta mais segurança jurídica para os proprietários rurais do país.

Também há esforço na direção dessa pauta por parte da Câmara dos deputados. Na quarta-feira, Nikolas Ferreira (PL-MG) recebeu o deputado capixaba Lucas Polese para estruturar uma força-tarefa contra os abusos do Incra. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

JK: quais são as suspeitas que persistem sobre a morte do presidente

A morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek pode ser alvo de nova investigação federal, desta vez…

Saiba qual era o time do coração de papa Francisco na Argentina

Morto nesta madrugada de segunda-feira (21/4), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, era…

A pergunta de Bolsonaro sobre asilo da ex-primeira-dama do Peru

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma pergunta, neste domingo, 20, sobre o asilo político da…