• Home
  • POLÍTICA
  • Manter os combustíveis fósseis representa um suicídio ecológico – Política – CartaCapital

Manter os combustíveis fósseis representa um suicídio ecológico – Política – CartaCapital

Maior autoridade climática do Brasil, o cientista Carlos Nobre anda preocupado com a onda negacionista movida, sobretudo, pela eleição de Donald Trump para um segundo mandato nos Estados Unidos. Um possível aumento da exploração de petróleo, gás e xisto, entre outros, afirma, provocará um ecocídio. Cerca de 80% das emissões de gás carbônico, lembra, vêm dos combustíveis fósseis. Diante dos riscos e dos eventos extremos crescentes, Nobre enxerga na COP–30, a ser sediada pelo Brasil no próximo ano, um momento crucial. E acredita no papel de liderança do País na transição ecológica, dado o potencial de energias eólica e solar. Quanto ao futuro, o cientista deposita as esperanças na consciência ecológica das novas gerações e afirma: “Preciso, quero e sou otimista”.

CartaCapital: Para boa parte da comunidade científica, a meta de limitar o aquecimento do planeta a 1,5 grau ­Celsius até 2030 não é mais factível. A preocupação da humanidade, agora, é se preparar para o que vem por aí?
Carlos Nobre: Desde junho de 2023, a temperatura global está 1,5 grau mais quente do que no início do aquecimento global, entre 1850 e 1900. Se continuar nesse patamar em 2025, em três anos, certamente a ciência vai bater o martelo de que atingimos esse limite antes de 2030. O Acordo de Paris, firmado em 2015, traçou planos para não deixar a temperatura ultrapassar essa marca. Isso implicaria reduzir as emissões, em relação a 2019, no mínimo em 43% até 2030 e depois zerar as emissões líquidas até 2050. Se atingirmos 1,5 grau em 2025 e 2026, teremos de ser muito mais ambiciosos. Vários estudos indicam que, se atingirmos 1,5 grau agora e só zerarmos as emissões líquidas em 2050, a atmosfera pode ficar até 2,5 graus mais quente em 2050. É muito grave.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Roberto Jefferson poderá ter alta e seguir para prisão domicilia

O Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o…

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…