A Marinha informou neste domingo (29/12) que, entre os 17 desaparecidos iniciais do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, no domingo passado (22/12), até o momento, foram confirmados 10 óbitos. Entre os mortos um corpo foi localizado, mas ainda não houve chance de resgate.
Mergulhadores retiraram do Rio Tocantins o corpo que se encontrava preso em uma caminhonete, que havia sido localizado nessa quinta (26/12). Durante as buscas deste domingo, outro corpo foi localizado, em uma cabine de um caminhão.





Lorena Ribeiro Rodrigues, vítima do desabamento de ponte entre Maranhão e Tocantins
Reprodução/Redes sociais
A motorista de caminhão Andreia Maria de Souza
Reprodução
Dnit abre sindicância sobre desabamento de ponte entre MA e TO
Reprodução redes sociais
22 de dezembro – A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira localizada sobre o rio Tocantins, na divisa entre Tocantins e Maranhão, desaba e deixa pelo menos 9 pessoas mortas
Divulgação
Divulgação
O acidente aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira
Polícia Militar de Tocantins
Reprodução/ Redes sociais
Ponte entre TO e MA que desabou deixou uma vítima, diz governador
Ponte danificada após queda de parte da estrutura no Maranhão
Ponte danificada após queda de parte da estrutura no Maranhão
Reprodução
Ministro confirma interdição total da ponte que desabou entre TO e MA
Reprodução
Imagem do local onde ponte cedeu
Reprodução/Redes sociais
Ponte desaba entre Tocantins e Maranhão
Reprodução
No local das buscas, a Marinha conta com 87 militares, além dos 20 militares que participam remotamente, em Belém (PA), do planejamento e da logística da operação. Os Corpos de Bombeiros Militares do Pará, Maranhão e Tocantins seguem apoiando a operação.
Leia também
-
Brasil
Estreito, no MA, decreta situação de emergência após queda de ponte
-
Brasil
Mulher salva por cadarço após cair de ponte passou horas em agonia
-
Distrito Federal
DF envia 8 mergulhadores para buscas em ponte que caiu entre MA e TO
-
Brasil
Vereador está entre desaparecidos após queda de ponte. Saiba quem
A ponte Juscelino Kubitschek ligava a cidade de Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO) e desabou no momento em que 10 veículos transitavam pela estrutura. O impacto destruiu parte da ponte, lançando os veículos ao Rio Tocantins. Equipes da Marinha, do Corpo de Bombeiros e de outras forças de resgate foram mobilizadas imediatamente.
Entre os veículos que caíram no rio havia caminhões que transportavam agrotóxicos e ácido sulfúrico. Na quarta-feira (25/12), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) informou que a análise de qualidade da água do indicou que não houve vazamento de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas após o desabamento da ponte.
Nessa sexta-feira (27/12), as buscas foram parcialmente interrompidas depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) detectou movimentação na estrutura remanescente da ponte, o que aumentou o risco de novos desabamentos.
As operações foram retomadas nesse sábado (28/12), com a instalação de sensores nos pilares para monitorar possíveis instabilidades.
O Ministério dos Transportes anunciou a destinação de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões para a reconstrução da ponte, com previsão de conclusão até 2025. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.