membros ligados ao PCC assessoravam vereadora em SP

O Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) descobriu que dirigentes da ONG Pacto Social e Carcerário, suspeita principalmente de criar um “plano de saúde” para presos do Primeiro Comando da Capital (PCC), assessoraram uma ex-vereadora da Câmara Municipal de São Paulo. Até o final desta edição as autoridades não haviam informado o nome da ex-parlamentar.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), segundo o site Uol, investiga sobretudo se Kauê do Amaral Coelho, 29, suspeito de envolvimento no assassinato do empresário Vinícius Gritzbach e vinculado à ONG, também se infiltrou na administração municipal.

Polícia prende casal que dirigia ONG

Luciene Neves Ferreira, 46, presidente da ONG, exercia a função de assessora parlamentar. O marido dela, Geraldo Sales da Costa, 55, era o coordenador especial de gabinete da mesma vereadora. As autoridades prenderam o casal no último dia 14.

Além de Luciene e Geraldo, outras 10 pessoas – incluindo três advogados – também receberam voz de prisão durante a Operação Scream Fake (grito falso, em inglês), deflagrada pelo Gaeco e Polícia Civil de São Paulo. O MPSP denunciou todos primeiramente por associação à organização criminosa.

Dinheiro financiou filme exibido pela Globoplay

Ao cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à ONG, os agentes encontraram planilhas com datas de encontros de Kauê, Geraldo e Luciane com a vereadora, quando ela ainda exercia o mandato parlamentar.

YouTube video

Desse modo, a Polícia Civil apurou que Kauê pagou R$ 18.350,00 em passagens áreas à Europa para o diretor do documentário “O Grito”, Rodrigo Gianetto. Geraldo foi um dos entrevistados no filme, presente nas programações da Globoplay e Netflix. O filme faz críticas ao regime supostamente severo no tratamento de criminosos. O pagamento aparece em um depósito para uma agência de turismo de Jundiaí (SP).

+ Leia mais notícias de Política na Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

SC: turista argentino é espancado após assediar mulher em ônibus

Um turista argentino foi espancado por moradores no bairro Rio Vermelho, no norte de Florianópolis…

Homem é flagrado tentando entrar com 249 canetas de Mounjaro em aeroporto

A Receita Federal apreendeu, na noite da última terça-feira (15), 249 canetas do medicamento Mounjaro…

Grenal 477: Clássico será marcado por momentos distintos e técnico interino

A Arena do Grêmio será palco, neste sábado (19), de um dos maiores clássicos do…