• Home
  • POLÍTICA
  • Michelle Bolsonaro lidera pesquisa para o Senado no DF

Michelle Bolsonaro lidera pesquisa para o Senado no DF

A ex-primeira-dama do país e atual presidente nacional do segmento feminino do Partido Liberal (PL), Michelle Bolsonaro, lidera a disputa pelo Senado no Distrito Federal. É o que indica o levantamento que o instituto Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta segunda-feira, 31.

Conforme o material, Michelle aparece com 42,9% das intenções de voto. Na eventual disputa pelo Legislativo, Ibaneis Rocha (MDB), que cumpre o segundo mandato consecutivo como governador do Distrito Federal, aparece na vice-liderança, com 36,9%.

Outros quatro nomes constam na pesquisa: a senadora Leila Barros (PDT), as deputadas federais Erika Kokay (PT) e Bia Kicis (PL) e a vice-presidente do PT no Distrito Federal, Rosilene Corrêa. Elas, conforme o Paraná Pesquisas, registram 26,7%, 24,2%, 20,7% e 8,1%, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com o instituto, brancos e nulos somam 7,3%. Além disso, 3,9% não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa. Cada entrevistado pode dizer os nomes dos dois candidatos que, caso a disputa eleitoral fosse hoje, receberiam seus votos.

paraná pesquisas - senado distrito federal - marco de 2025 - michelle bolsonaro lidera
Michelle Bolsonaro: primeira colocação em pesquisa para o Senado pelo DF | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

Em 2026, o Distrito Federal — assim como os 26 Estados brasileiros — vão eleger dois senadores. Além de Leila, Izalci Lucas (PL) é o outro político com a chance de renovar seu mandato no Senado Federal no próximo ano. Ele, no entanto, é visto como pré-candidato ao cargo de governador.

Michelle lidera no Senado; Celina, no governo

Enquanto Michelle Bolsonaro lidera o levantamento do Paraná Pesquisas na corrida pelo Senado, a atual vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na primeira colocação na disputa pelo governo local.

De acordo com o levantamento, Celina registra 36,6% das intenções de voto. Izalci ocupa a segunda posição, com 11,3%. O integrante do PL está apenas 0,1 ponto porcentual à frente do ex-deputado distrital e atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass (Rede).

A deputada distrital Paula Belmonte aparece com 7,6%. O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli (PSB), contabiliza 5,8%. Por fim, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) surge com 5,4%.

Para a disputa pelo comando do Poder Executivo do Distrito Federal, 16,4% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos listados, anulariam ou votariam em branco. Já 5,8% não souberam ou não quiseram responder.

paraná pesquisas - governo do distrito federal - marco de 2025paraná pesquisas - governo do distrito federal - marco de 2025
Celina Leão, que lidera levantamento, é a atual vice-governadora do Distrito Federal | Foto: Reprodução/Paraná Pesquisas

Dados da pesquisa

A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mi eleitores em potencial no Distrito Federal. O trabalho de campo ocorreu de 21 a 25 de março.

Com esse volume de amostra, o instituto avisa que a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.

Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…