• Home
  • BRASIL
  • Moraes determina prisão de Léo Índio, que está na Argentina

Moraes determina prisão de Léo Índio, que está na Argentina

O minsitro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta quarta-feira (2/4), a prisão preventiva de Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio e primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é réu por participação nos atos antidemocráticos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.

A decisão de Moraes atende a uma solicitação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, feita também nesta quarta.

Léo Índio deixou o Brasil há 23 dias rumo à Argentina. Ele chegou a conceder uma entrevista no dia 26 de março à rádio Massa FM, de Cascavel (PR). Naquele dia, ele afirmou que pediu asilo na Argentina por “perseguição política”.

Ao realizar o pedido ao STF, Gonet lembrou que foi solicitado o cancelamento de todos os passaportes de Léo Índio após ele se tornar réu por participação nos atos antidemocráticos.

“Ao se evadir para a Argentina, Leonardo Rodrigues de Jesus deliberadamente descumpriu medida cautelar alternativa à prisão, a evidenciar sua insuficiência, o descaso com a aplicação da lei penal e desrespeito às decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal”, argumentou o procurador-geral.

No último dia 28, os advogados de Léo Índio apresentaram ao STF um documento emitido pelo governo argentino, no qual era concedida estadia provisória no país até 4 de junho. O pronunciamento dos advogados do réu ocorreu após uma determinação do ministro do STF na qual ele concedeu prazo para que fossem prestadas informações, no prazo de 48 horas, a respeito da possível fuga do Brasil.

A reportagem tenta contato com a defesa de Léo Índio.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro compartilha momento que realizou exame de ultrassom

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua internado na unidade de terapia intensiva do Hospital DF…

“Bênção para o nosso tempo”, diz CNBB sobre papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, na tarde desta segunda-feira (21/4), coletiva…

Evento “Páscoa na Comunidade” mobiliza parceiros e promove cidadania e educação ambiental em Vilhena

Neste sábado, 19 de abril de 2025, foi realizado o evento “Páscoa na Comunidade”, uma…