• Home
  • POLÍTICA
  • MP do novo consignado sai nesta semana; isenção do IR fica para depois

MP do novo consignado sai nesta semana; isenção do IR fica para depois

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo enviará ao Congresso Nacional, ainda nesta semana, uma Medida Provisória (MP) que institui um novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado.

Além disso, o governo pretende encaminhar, em momento posterior, o Projeto de Lei (PL) que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais. No entanto, ainda não há data definida para essa proposta ser enviada ao Legislativo.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Inicialmente, o governo planejava publicar a MP antes do Carnaval e lançar a plataforma de concessão de crédito logo depois. No entanto, ajustes técnicos na operacionalização do programa atrasaram o cronograma. Agora, a estimativa é que a MP seja divulgada nesta quarta-feira, 12. A partir disso, o governo pretende disponibilizar a plataforma entre sete e dez dias depois da regulamentação, que ficará sob a responsabilidade de um comitê formado pelos ministérios da Fazenda, do Trabalho e da Casa Civil.

Operação do novo crédito consignado proposto por Haddad

YouTube video

Em um primeiro momento, o novo modelo de crédito consignado será contratado exclusivamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Até abril, o governo e os bancos esperam expandir essa operação para os canais próprios das instituições financeiras, além de ampliar o alcance do programa.

A novidade está na utilização da plataforma eSocial, em que as empresas registram informações trabalhistas. Atualmente, a concessão de empréstimos consignados privados depende de convênios bilaterais entre bancos e empresas. Com a nova proposta, os trabalhadores poderão contratar o crédito em qualquer banco, sem necessidade de um convênio específico.

YouTube videoYouTube video

Taxas de juros e expectativa de impacto

Diferente do consignado público, que possui um teto de juros de 1,8% ao mês para servidores e pensionistas do INSS, o novo consignado privado não terá essa limitação. Os juros serão definidos por meio de leilões e pela concorrência entre os bancos, além de fatores econômicos como inflação, mercado de trabalho e taxa Selic.

O governo espera que a taxa fique abaixo da média atual de 2,89% ao mês do consignado privado, mas acima dos 1,8% praticado para servidores públicos. Além da oferta de crédito, o novo modelo prevê a substituição de dívidas mais caras por outras com taxas mais acessíveis.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…