• Home
  • POLÍTICA
  • Musk comenta ordem de Moraes contra brasileira nos EUA

Musk comenta ordem de Moraes contra brasileira nos EUA

O empresário e conselheiro sênior do governo de Donald Trump, Elon Musk, comentou nesta segunda-feira, 3, um post que repercute uma reportagem de Oeste a respeito do caso de Flávia Cordeiro Magalhães.

Flávia é uma brasileira naturalizada norte-americana, que teve sua conta na plataforma X bloqueada no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na publicação, Musk classificou o incidente como “problemático”.

O caso de Flávia levanta questões sobre a jurisdição e os limites da Justiça brasileira em relação a cidadãos de outros países. Residente nos Estados Unidos há 22 anos, Flávia vive em Pompano Beach, cidade próxima de Miami, onde se casou e teve um filho.

Segundo ela, sua conta na rede social foi bloqueada sem aviso prévio, e, em fevereiro de 2024, teve a prisão preventiva decretada pelo STF. A decisão estaria baseada na alegação de uso de documento falso ao ingressar no Brasil, apesar de sua entrada e sua saída do país terem ocorrido de forma legal.

A brasileira é representada pelo advogado Paulo Faria, que também atua na defesa do ex-deputado Daniel Silveira. Segundo Faria, os pedidos de acesso aos autos do processo foram reiteradamente negados. “Contestei a legalidade da ação e argumentei que ela nunca foi intimada sobre qualquer decisão judicial, mas nada disso teve efeito”, declarou o advogado.

Brasileira não foi notificada sobre ordem de prisão

Flávia foi informada que, em fevereiro de 2024, o STF decretou sua prisão preventiva | Foto: Reprodução/Redes sociais
Flávia foi informada que, em fevereiro de 2024, o STF decretou sua prisão preventiva | Foto: Reprodução/Redes sociais

Outro ponto controverso do caso é que Flávia foi alvo de mandado de prisão mesmo sem ter sido notificada oficialmente. A ordem judicial incluiu tanto seu nome no passaporte brasileiro quanto no norte-americano.

Para sua defesa, a decisão do STF viola a soberania dos Estados Unidos, uma vez que um cidadão norte-americano estaria sendo perseguido judicialmente em outro país por suas opiniões políticas.

A determinação do Supremo decorreu de uma publicação feita por Flávia em 2022, enquanto ainda residia nos EUA. Sem conhecimento da suposta ordem judicial, ela continuou utilizando suas redes sociais, o que levou à alegação de descumprimento de decisão e ao agravamento de sua situação judicial.

Em dezembro de 2023, ao desembarcar no Aeroporto do Recife com seu passaporte norte-americano, foi informada de que seu passaporte brasileiro estava sob restrição.

Musk vs Moraes

Não é a primeira vez que Elon Musk se pronuncia sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes. Em março de 2024, ele comentou uma notícia de Oeste sobre o caso de Iraci Nagoshi, idosa condenada a 14 anos de prisão pelo STF. Na época, classificou o incidente como “preocupante”.

O embate direto entre o empresário e o magistrado começou em abril de 2024, quando o dono do X questionou publicamente as ordens que determinavam censura aos usuários brasileiros.

Desde então, Musk tem se manifestado frequentemente sobre casos de suposta injustiça no Brasil, criticando ações do Judiciário que, em sua visão, extrapolam os limites legais. Ele chegou a afirmar que tais medidas representam “abuso em grau extremo” e que “a lei está violando a lei”.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

INSS: dinheiro descontado irregularmente será devolvido, diz governo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai suspender todos os acordos de cooperação técnica…

Ji-Paraná – Solenidade Militar Celebra Tiradentes e Encerramento do CAP/PM 2025

Na manhã da última terça-feira, 22, a sede do 2º Batalhão de Polícia Militar, em…

”Sempre fui contra”, diz Cafu sobre ida de ex-Seleção ao Corinthians

Após demitir o argentino Ramón Díaz e quase fechar com Tite, o Corinthians está muito…