• Home
  • POLÍTICA
  • Nikolas Ferreira aciona STF para ‘destravar’ CPI do INSS

Nikolas Ferreira aciona STF para ‘destravar’ CPI do INSS

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 22, para forçar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O parlamentar acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de omitir-se diante de um requerimento com 184 assinaturas — número superior ao mínimo necessário para a abertura de uma CPI.

A proposta da oposição pretende apurar denúncias de fraudes no INSS. Entre 2019 e 2024, um suposto esquema desviou R$ 6,3 bilhões por meio de descontos associativos não autorizados aplicados em benefícios de aposentados e pensionistas.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União já conduzem investigações paralelas. Nikolas argumenta que barrar a CPI fere a Constituição e viola o direito da oposição no Congresso.

“O que estamos enfrentando é um ato de omissão, de afronta à Constituição e de desrespeito à população brasileira”, escreveu o deputado em suas redes sociais.

A iniciativa do parlamentar se baseia em um precedente criado durante o governo Bolsonaro. Em abril de 2021, o ministro Luís Roberto Barroso concedeu um mandado de segurança que obrigou o Senado a instaurar a CPI da Covid.

YouTube video

O plenário do STF validou a decisão ao reconhecer que impedir o andamento da comissão violava o direito da minoria parlamentar. Como resultado, Nikolas tenta aplicar a mesma lógica para garantir que a CPI do INSS avance.

“Caso neguem, não será surpresa para ninguém, mas escancarará para todo o Brasil que o STF expressamente também não deseja a investigação do rombo do INSS”, concluiu o deputado.

Oposição articula instalação de CPMI

Com o pedido travado na Câmara, a oposição articulou uma nova frente: o protocolo de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no Senado.

O requerimento contou com o apoio de 223 deputados e 36 senadores. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), prometeu ler o pedido em plenário até junho, abrindo caminho para a investigação no Congresso.

+ Leia também: “Nikolas Ferreira pede investigação sobre ‘marmitas-fantasma’ do governo Lula”

Nikolas sustenta que o parlamento não pode ignorar um “esquema criminoso que atacou diretamente quem mais precisa: aposentados, pensionistas e segurados do INSS”.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Grêmio tenta contratação do volante Walace, do Cruzeiro; saiba detalhes

O Grêmio demonstrou interesse na contratação do volante Walace, do Cruzeiro. Segundo apuração da Itatiaia, o…

Bolsonaro critica política tributária de Lula e condena alta do IOF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras…

Farra do INSS: baixa procura marca início de contestações de descontos

Uma semana após o início das notificações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apenas…