• Home
  • BRASIL
  • Nikolas, Janones e mais: políticos e a trend do estilo Studio Ghibli

Nikolas, Janones e mais: políticos e a trend do estilo Studio Ghibli

Governadores, prefeitos e parlamentares brasileiros entraram na nova tendência das redes sociais: a recriação de imagens no estilo dos animes do Studio Ghibli. A trend, impulsionada por uma ferramenta lançada recentemente pelo ChatGPT, permite transformar fotos comuns em ilustrações inspiradas no famoso estúdio japonês que produziu filmes como A Viagem de Chihiro.

As reações dos internautas às postagens variam entre elogios ao resultado a críticas que afirmam que essa ferramenta de Inteligência Artificial desrespeita os animadores que criaram o estilo e seus direitos sobre a propriedade intelectual.

Veja exemplos:

9 imagens

1 de 9

Reprodução

2 de 9

Reprodução

3 de 9

Reprodução

4 de 9

Reprodução

5 de 9

Reprodução

6 de 9

Reprodução

7 de 9

Reprodução

8 de 9

Reprodução

9 de 9

Reprodução

Entre os parlamentares que aderiram, o deputado federal André Janones (Avante) publicou uma imagem estilizada em que veste uma camisa com a frase “Acabousonaro”. Na legenda, escreveu: “Entrando na trend e aproveitando para lembrar que: ACABOUSONARO e que vai ter Lula até 2030. Anistia é o…”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também entrou na onda e repostou quatro imagens no estilo Ghibli, incluindo registros de discursos na Câmara e um trecho do vídeo sobre o Pix, que viralizou no início do ano.

Já o vereador de Goiânia Vitor Hugo (PL) compartilhou uma ilustração ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma manifestação em Copacabana.

Além dos parlamentares, governadores e prefeitos também aderiram à trend. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, publicou uma versão anime do momento em que bateu o martelo na bolsa de valores de São Paulo, a B3, destacando que repetirá o gesto nesta sexta-feira para anunciar investimentos privados em mobilidade. Já o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), compartilhou sua versão estilizada no Instagram.

Os governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, usaram a ferramenta para recriar imagens de eventos políticos e interações com eleitores. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e o prefeito de Recife, João Campos (PSB), também participaram da trend.

A popularidade da funcionalidade foi tanta que acabou sobrecarregando o sistema. O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou no X que a empresa precisou suspender temporariamente o recurso devido ao alto volume de acessos. Ainda não há previsão para a retomada do serviço.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…