• Home
  • POLÍTICA
  • Novo propõe projetos de lei para aumentar fiscalização da Itaipu

Novo propõe projetos de lei para aumentar fiscalização da Itaipu

Nesta terça-feira, 25, o partido Novo apresentou um pacote legislativo que inclui uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e dois projetos de lei. Denominado “Pacote Itaipu Transparente”, o objetivo da sigla é ampliar a transparência financeira da hidrelétrica Itaipu Binacional.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A PEC 11, de 2025, protocolada com a assinatura de 172 deputados, propõe alterar a Constituição Federal para modificar a prerrogativa de controle externo das contas de empresas supranacionais, como a Itaipu, pelo Congresso Nacional, com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).

Atualmente, a legislação rege que uma comissão binacional entre Brasil e Paraguai deve realizar essa fiscalização. Porém, na prática, sua criação nunca saiu do papel.

Novo quer maior controle e transparência na Itaipu

A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP)) | Foto: Divulgação

A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) destacou que “Itaipu funciona como um supercaixa 2, quase um orçamento paralelo”. Ela enfatizou que a proposta busca estabelecer controle externo até que a comissão binacional tenha uma construção efetiva.

Além da PEC, o Projeto de Lei 1.202, de 2025, exige que a Itaipu siga os parâmetros da Lei das Estatais para a nomeação de dirigentes, de modo a proibir critérios políticos e a requerer experiência profissional de, no mínimo, dez anos no setor elétrico.

YouTube videoYouTube video

Não poderão ser nomeados para a cúpula da hidrelétrica pessoas que atuaram em cargos decisórios de partidos políticos nos 36 meses anteriores à indicação, assim como ministros, secretários, congressistas licenciados ou sindicalistas.

Já o PL 1.201, de 2025, estabelece obrigações de transparência para as ONGs conveniadas com Itaipu. A proposta impõe novas regras de prestação de contas. Ambos os textos aguardam a designação de relatores e análise por comissões específicas na Câmara dos Deputados.

Leia também: “Hidrelétrica sem lei”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 261 da Revista Oeste

Atual presidente da Itaipu e ex-deputado federal pelo PT do Paraná, Ênio Verri assumiu a diretoria brasileira da empresa em março de 2023, depois de renunciar ao seu mandato.

O partido Novo enviou um requerimento ao TCU para auditoria nos órgãos federais que recebem recursos de Itaipu. Divulgou, também, um painel informativo com dados sobre os gastos da hidrelétrica.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação…

Grupo é preso após planejar, pela internet, matar morador de rua no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu neste domingo (20) três homens e uma mulher que…

Hugo Calderano sobe no ranking após título da Copa do Mundo; veja posição

Hugo Calderano fez história na final da Copa do Mundo de tênis de mesa. Neste…