Para OEA, Brasil tem compromisso com a democracia

A Relatoria Especial para Liberdade de Expressão da Corte Internacional de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), disse, por meio de uma nota, nesta sexta-feira, 28, que reconhece o compromisso do Brasil com a democracia e os direitos humanos. 

O documento que a entidade divulgou, no entanto, não traz conclusões sobre o que pode ser o relatório final em fase de produção. O representante do CIDH, Pedro Vaca, ouviu opiniões divergentes sobre o estado da liberdade de expressão no Brasil. Assim, mantém sob suspense sua opinião sobre o assunto. Não há um prazo específico para que o órgão de fiscalização da OEA emita um documento conclusivo.

OEA fez visita de seis dias

Relator colombiano, Pedro Vaca esteve em visita oficial ao país de 9 a 14 de fevereiro. Transitou por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante sua estada, se reuniu com autoridades como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e congressistas. 

“A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão foi criada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para promover a defesa hemisférica do direito à liberdade de pensamento e expressão, considerando seu papel fundamental na consolidação e no desenvolvimento de um sistema democrático”, explica a relatoria.

YouTube video

Vaca reuniu-se também com organizações que defendem a promoção dos direitos humanos, entidades que monitoram a situação da liberdade de expressão na internet, jornalistas e meios de comunicação. Ele ouviu principalmente pessoas que consideram que seu direito à liberdade de expressão sofreu violações. Dialogou com famílias, representantes de plataformas digitais e especialistas em liberdade de expressão e direitos humanos.  

O objetivo da visita foi colher informações sobre a situação da liberdade de expressão no país e seu impacto sobre os direitos humanos. “A relatoria agradece ao Estado brasileiro pelas garantias e pelo apoio fornecidos para o desenvolvimento da missão”, escreveu Vaca. 

A nota acrescentou que a CIDH “expressa também sua gratidão a todas as pessoas que participaram das sessões de trabalho e que apresentaram relatórios e testemunhos à delegação, compartilhando suas perspectivas e experiências sobre a situação do direito à liberdade de expressão no Brasil”.

+Leia mais notícias de Política na Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação…

Grupo é preso após planejar, pela internet, matar morador de rua no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu neste domingo (20) três homens e uma mulher que…

Hugo Calderano sobe no ranking após título da Copa do Mundo; veja posição

Hugo Calderano fez história na final da Copa do Mundo de tênis de mesa. Neste…