• Home
  • GERAL
  • Passagem de comando – 6º Batalhão policia 400 km de fronteira com a Bolívia

Passagem de comando – 6º Batalhão policia 400 km de fronteira com a Bolívia

A Polícia Militar de Rondônia realizou na manhã de hoje, 19, no quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Guajará-Mirim, Rondônia, fronteira com a Bolívia, a passagem de comando da Unidade Militar. Assumiu o cargo o tenente-coronel PM Tarciso Pereira da Silva Júnior, em substituição ao tenente-coronel PM Jeferson Wesley Adorno de Oliveira. Com uma área que compreende  os municípios de Guajara-Mirim e Nova Mamoré e uma faixa de fronteira de aproximadamente 400 km entre Brasil e Bolívia, abrangendo rios Guaporé, Mamoré e Madeira com as linhas divisórias da fronteira, o 6⁰ BPM é composto da  1ª Companhia de Policiamento Ostensivo,  2ª Companhia  (Sedes no 6⁰ BPM);  3ª Companhia no município de Nova Mamoré e  2⁰ Grupamento de Polícia Militar, – GPPM, no distrito de Nova Dimensão. 

Bastante emocionado, o tenente-coronel PM De Oliveira, agradeceu aos policiais, comunidade e ao comandante-geral, pelo tempo em que comandou a unidade.

 governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, reconheceu o notável desempenho do 6º Batalhão no combate ao crime organizado, especialmente em relação às atividades transfronteiriças. Ele destacou a dedicação e o esforço dos policiais militares que, de maneira incansável, realizam o policiamento na vasta área de fronteira. Esse trabalho é essencial para garantir a segurança da população e combater práticas ilícitas que afetam a região. O governador reafirmou seu compromisso em apoiar as forças de segurança e investir em recursos para fortalecer ainda mais as ações de combate ao crime.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, o tenente-coronel PM Regis Braguin, o tenente-coronel Jeferson Wesley Adorno de Oliveira, encerra um ciclo de liderança marcado não apenas por obras e reformas no quartel, mas principalmente por algo que nenhuma estrutura substitui: o resgate da motivação da tropa. Sob seu comando, disse Braguin, vimos a autoestima ser fortalecida, a disciplina ser renovada e a operacionalidade alcançar novos patamares. “Meu reconhecimento e gratidão pelo legado deixado”.

Ao novo comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Tarciso Pereira, que hoje assume esta missão, desejo pleno êxito. Regis Braguin, disse que o Comando-Geral deposita total confiança em sua liderança. “Tenho convicção de que saberá dar continuidade ao processo de evolução do 6º BPM, mantendo a tropa unida, forte e operante, pronta para os desafios da região de fronteira”.

Aos valorosos policiais militares desta unidade, reafirmo: vocês não estão sozinhos. O Comando da Polícia Militar e o Governo do Estado seguem firmes no propósito de apoiar, equipar e reconhecer cada esforço feito por vocês, dia após dia, em defesa do nosso povo. 

Presente ao evento, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, adjunto, delegado Hélio Ferreira, também destacou o trabalho realizado pelo tenente-coronel PM De Oliveira e desejou uma boa gestão no comando do tenente-coronel PM Tarciso.

Descerramento da foto do comandante sucedido tenente-coronel PM De Oliveira. Evento comandado pelo coronel PM Regis BraguinAo comandante sucedido a Polícia Militar emite uma nota de elogio pelo trabalho desempenhando durante sua gestão “Hoje se encerra o ciclo do tenente-coronel PM De oliveira, junto às atividades de Comando do 6º BPM. Levante os olhos e nesse momento se permita o júbilo pelas atividades desempenhadas ao longo de 3 anos e 3 meses em que esteve a frente da Unidade responsável pela Pérola do Mamoré”, disse o Comandante Regional de Policiamento I, tenente-coronel PM Wilton Amorim.

Ele destacou que novos projetos, perspectivas e desafios aguardam o tenente-coronel De Oliveira, novos ciclos se iniciam, mas siga adiante, com a certeza de que o que plantou no tempo da semeadura, continuará a render bons frutos nessa Unidade, afinal, somos pequenas peças de uma enorme engrenagem chamada Polícia Militar. “tenha sempre a certeza do seu valor como indispensável a esse contexto”, desejou Amorim.

Novo comandante do 6º Batalhão

TENENTE-CORONEL TARCISO PEREIRA DA SILVA JÚNIOR

   AO SER NOMEADO AO CARGO DE COMANDANTE DO 6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – BATALHÃO “O GUARDIÃO DO POVO DA FRONTEIRA”, O TENENTE-CORONEL TARCISO, ESTAVA SERVINDO NA FUNÇÃO DE CHEFE DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA MILITAR (DPJM) DA CORREGEDORIA-GERAL DA PMRO, EM PORTO VELHO-RO. 

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 25 DE AGOSTO DE 2024.

NASCIDO EM 27 DE MARÇO DE 1982, NA CIDADE DE PORTO VELHO – RONDÔNIA, É FILHO DE TEREZINHA RIBEIRO PANTOJA E DE TARCISO PEREIRA DA SILVA.

INCORPOROU ÀS FILEIRAS DA CORPORAÇÃO EM 1º DE DEZEMBRO DE 2007, ORIUNDO DO CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA DE SOLDADOS DA PMRO (CFSD/PMRO), POSTERIOMENTE EM 2009 INGRESSOU POR MEIO DE VESTIBULAR NO CURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, SENDO O 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICAIS (CFO) SEDIADO EM PORTO VELHO – RONDÔNIA.

EM 09 DE DEZEMBRO DE 2011, FOI DECLARADO ASPIRANTE-A-OFICIAL, SENDO CLASSIFICADO NO 1º BATALHÃO – NA CAPITAL, ONDE COMANDOU A 2ª COMPANHIA DE POLICIAMENTO OSTENSIVO E EXERCEU A FUNÇÃO DE CHEFE DA DIVISÃO DE JUSTIÇA E DISCIPLINA. TAMBÉM EXERCEU A FUNÇÃO DE SUBCOMADANTE DA EXTINTA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO DE GUARDA; SUBCOMANDANTE DO 1º BPM E SUBCOMANDANTE DO 6º BPM.

FORMAÇÃO MILITAR:

 _ CURSO DE NEGOCIAÇÃO POLICIAL EM OCORRÊNCIAS DE ALTA COMPLEXIDADE – SESDEC

_ ESTÁGIO DE INSTRUTOR DE TÉCNICAS POLICIAIS EM DUPLA – PMRO

_ ESTÁGIO DE TÉCNICAS EM BAIXA LUMINOSIDADE (LOW LIGHT) – SESDEC

_ ESTÁGIO EM DISPOSITIVO DE CONDUÇÃO ELÉTRICA (SPARK) – PMRO

_ ESTÁGIO DE PROFESSOR PESQUISADOR, CONTEUDISTA E TUTOR – PMRO

_ CURSO DE MULTIPLICADOR DE POLÍCIA COMUNITÁRIA COM ÊNFASE AO COMBATE AO CRACK

_ CURSO BÁSICO DE INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA – PM/BAHIA

_ CURSO EM SISTEMA GUARDIÃO (ANALISTA) – DÍGITRO TECNOLOGIA

_ CURSO EM SISTEMA GUARDIÃO (ADMINISTRADOR) – DÍGITRO TECNOLOGIA

FOI CONDECORADO COM AS MEDALHAS:

MÉRITO POLICIAL MILITAR – PMRO

MÉRITO FORTE DO PRÍNCIPE DA BEIRA – GRAU CAVALEIRO- PMRO

MÉRITO DE JUSTIÇA E DISCIPLINA – PMRO

DUAS MEDALHAS HONRA AO MÉRITO CULTURAL – PMRO

MÉRITO POLICIAL DE FRONTEIRA – PMRO

MÉRITO BATALHÃO MAMORÉ – 6º BPM

MÉRITO BATALHÃO RONDON – 1º BPM

MÉRITO DE ENSINO – PMRO

MÉRITO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DCOMS

DEDICAÇÃO POLICIAL MILITAR – 10 ANOS

FORMAÇÃO CIVIL: 

_ LICENCIADO EM HISTÓRIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

_ BACHAREL EM SEGURANÇA PÚBLICA – UNIR

_ BACHAREL EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ONDE TAMBÉM POSSUI PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

_ MESTRE EM HISTÓRIA E ESTUDOS CULTURAIS PELA UNIR

_ DOUTOR EM EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA

_ É PEQUISADOR DO EDUCA, GRUPO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO E INFÂNCIA, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DA UNIR

_ TAMBÉM É PESQUISADOR DO CHADE, LABORATÓRIO AMAZÔNICO DE PESQUISAS EM CULTURALIDADES E HISTORICIDADES AFRICANAS E DA DIÁSPORA, VINCULADO AO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIR

_ AUTOR E ORGANIZADOR DE DIVERSOS LIVROS, COMO O LIVRO INSTITUCIONAL “OS HERÓIS DA TERRA DE RONDON: A GUARDA TERRITORIAL” E O LIVRO “A BALANÇA DA JUSTIÇA E A ESPADA DA DISCIPLINA: CORREGEDORIA-GERAL DA PMRO”.

_ PROFESSOR DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE HISTÓRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

É CASADO COM A SENHORA TENENTE-CORONEL PM MICHELLY DA SILVA MENDES, DIRETORA DO CTPM X, COM A QUAL TEM DUAS FILHAS MARIA MICAELA E MARIA VALENTINA.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Personalidade que incomoda“: Neymar se pronuncia após ida a Kings League

Após polemizar com presença na final da Kings League logo após a derrota do Santos…

Condenada pelo STF, Zambelli pede Pix para pagar multas

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) publicou nas suas redes sociais, nesta segunda-feira, 19, um…

Presidente do Ibama contraria parecer técnico sobre plano da Petrobras

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo…