• Home
  • POLÍTICA
  • Pasta da Defesa omite nomes de Moraes e Dino em voo da FAB

Pasta da Defesa omite nomes de Moraes e Dino em voo da FAB

No dia 13 de março, um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Brasília com destino a São Paulo e transportava os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e sua equipe também estavam presentes. A decolagem ocorreu às 19h20, e a aeronave aterrissou no Aeroporto de Congonhas às 20h50.

O voo foi solicitado pelo Ministério da Defesa. Embora a presença dos magistrados tenha sido confirmada, seus nomes não apareceram na lista de passageiros divulgada pela FAB, que incluía Haddad e outros membros do Ministério da Fazenda.

Declarações sobre a lista do voo da FAB

Avião da FAB
Avião da FAB | Foto: Divulgação/FAB

Em nota ao portal Metrópoles, a assessoria de Fernando Haddad declarou que o voo da FAB foi solicitado pelo ministro da Defesa (José Múcio).

“Portanto, é responsabilidade da autoridade solicitante fornecer a lista de passageiros ao Comando da Aeronáutica, garantindo a transparência e a conformidade com as normas estabelecidas”, disse a nota. “Do lado da Fazenda, a lista daqueles que viajaram foi a mesma lista enviada para a FAB”.

O Tribunal de Contas da União permite que, por razões de segurança, informações sobre voos de integrantes de altos cargos possam ser mantidas em sigilo. A Aeronáutica destacou que sua função é apenas executar o voo, sendo a responsabilidade pela lista de passageiros de quem solicita o serviço.

Até o momento da publicação, o Ministério da Defesa não respondeu aos pedidos de esclarecimento do Metrópoles sobre a omissão dos nomes dos ministros do STF na lista oficial.

As agendas de Moraes e Dino em São Paulo

Flávio Dino estava em São Paulo para compromissos públicos, como participar de um debate sobre ética e inteligência artificial na Fiesp. Alexandre de Moraes, que possui residência na cidade, costuma passar os fins de semana na capital paulista.

Segundo a legislação vigente, apenas o presidente do Supremo Tribunal Federal pode requisitar voos da FAB diretamente. Os demais ministros precisam solicitar ao Ministério da Defesa para utilizar esse meio de transporte.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação…

Grupo é preso após planejar, pela internet, matar morador de rua no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu neste domingo (20) três homens e uma mulher que…

Hugo Calderano sobe no ranking após título da Copa do Mundo; veja posição

Hugo Calderano fez história na final da Copa do Mundo de tênis de mesa. Neste…