• Home
  • GERAL
  • Patrulhamento Rural reforça segurança no Vale do Jamari – Polícia Militar do Estado de Rondônia

Patrulhamento Rural reforça segurança no Vale do Jamari – Polícia Militar do Estado de Rondônia

Para fortalecer a segurança na área rural e estreitar a relação entre os moradores do campo e o Estado, o Governo de Rondônia implementou, em 2023, o Programa Segurança Rural. A iniciativa, que conta com a atuação da Polícia Militar, tem apresentado resultados expressivos na região do Vale do Jamari, sob a responsabilidade do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM).

Os números reforçam o impacto positivo do programa. Desde sua implementação, o 7º BPM já realizou mais de dois mil atendimentos na área rural, incluindo 1.907 cadastros de propriedades rurais. Esse registro facilita localização dos imóveis e garante uma resposta mais rápida e eficiente em casos de emergência. Além disso, o patrulhamento rural resultou em apreensão de 20 armas de fogo e na prisão de 105 pessoas, sendo 15 delas em cumprimento de mandados de prisão.

O 7º BPM é responsável pelo policiamento de sete localidades na região Vale do Jamari: Ariquemes, Distrito Bom Futuro (Ariquemes), Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro e Rio Crespo. O patrulhamento rural sempre fez parte das operações da Unidade, com a criação do Programa Segurança Rural ampliou a estrutura e os recursos disponíveis, potencializando a atuação da Polícia Militar.

Programa Segurança Rural – Criado pelo Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – (SESDEC), e executado pela Polícia Militar de Rondônia, o Programa Segurança Rural adota tecnologia e estratégias para otimizar o policiamento no campo.

Os policiais militares da Patrulha Rural realizam um cadastro detalhado das propriedades rurais, mapeiam rotas de patrulhamento com o auxílio da tecnologia. Cada propriedade recebe um número único, o que facilita sua identificação e geolocalização.

Em caso de necessidade, o morador pode acionar a Polícia, fornecendo o número de identificação da propriedade. Com esse dado, a Polícia terá acesso imediato as informações do produtor em seu sistema, agilizando um atendimento mais eficiente. Com essa iniciativa, o Governo de Rondônia e a Polícia Militar reforçam o compromisso com a segurança no campo, assegurando mais proteção aos moradores da zona rural e combatendo a criminalidade na região.

Texto: P-5do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos

Fonte: P-3 do 7º BPM

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saiba como é feito o cálculo da restituição do Imposto de Renda

Os contribuintes podem entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de…

Caso Ana Beatriz: após confessar, mãe passa por audiência nesta quarta (16)

A mãe da menina Ana Beatriz, que confessou ter matado a própria filha asfixiada com…

Comandante-Geral da PM visita bases de policiamento no Parque Estadual de Guajará-Mirim

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Regis Braguin, realizou uma visita às…