A Polícia Militar de Rondônia, por meio do 7º Batalhão, realizou nesta quarta-feira, 23, a formatura alusiva ao Dia de Tiradentes – patrono das Polícias Militares do Brasil – celebrado em 21 de abril. O evento ocorreu na sede do Batalhão, no município de Ariquemes, e contou com diversos momentos solenes.
Durante a cerimônia, o policial militar Jair Oliveira dos Santos foi promovido a graduação de primeiro-sargento, foram concedidas as medalhas Dedicação Policial Militar, abrangendo os 1º, 2º e 3º decênios de serviço, a profissionais que se destacaram em suas funções. A solenidade também marcou o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Praças – CAP PMRO/2025, etapa essencial na formação e valorização da carreira policial militar.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a despedida do tenente-coronel PM Hélio Antônio de Oliveira, que foi transferido para a reserva remunerada. Com quase quatro décadas de dedicação à Polícia Militar de Rondônia — sendo 18 anos de atuação no 7º BPM — o oficial foi homenageado por sua longa e valorosa carreira.
Durante o evento, o tenente-coronel foi agraciado com a medalha Dedicação Policial Militar, em reconhecimento pelos 35 anos de serviço ativo e pelos relevantes serviços prestados à Corporação. A homenagem simboliza não apenas o encerramento de um ciclo profissional, mas também o início de uma nova etapa em sua vida, marcada pelo legado de compromisso e honra deixado à Instituição.
Em seu discurso, o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Rudinei João Bessegatto Pogere, parabenizou o policial promovido, os policiais agraciados com as medalhas de Dedicação Policial Militar, os concluintes do CAP PMRO/2025, e ao legado do tenente-coronel PM Hélio, destacando a trajetória e contribuição do oficial à segurança pública.
“A expressiva atuação do 7º Batalhão na redução dos índices de criminalidade é resultado do trabalho incansável de uma tropa aguerrida — composta tanto por aqueles que já passaram por suas fileiras quanto pelos que hoje estão na ativa — em parceria com as demais forças de segurança locais, o Ministério Público e o Poder Judiciário”, destacou o comandante do 7º BPM. Ele também ressaltou a importância do Dia de Tiradentes para a corporação: “É um momento de reflexão sobre o compromisso que assumimos diariamente em busca de uma sociedade melhor e nos inspira a seguir firmes na missão de proteger e servir.”
A solenidade foi prestigiada por autoridades locais, familiares e policiais militares da reserva remunerada, e imprensa local.
Texto: P-5 do 7º BPM / cabo PM Dos Anjos
Fotos: P-5 do 7º BPM / sargento PM Caroline