Nos dias 23 e 24 de abril de 2025, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promoveu a Reunião Técnica do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades (Defesa de Cidades). O objetivo do encontro foi debater a construção de estratégias de enfrentamento às ações violentas coordenadas por facções criminosas, conhecidas como “salves”, além de discutir a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para atuação das forças de segurança em todo o país.
O Estado de Rondônia foi representado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Régis Wellington Braguin Silvério, que, no dia 23 de abril, realizou uma apresentação técnica sobre a atuação integrada das forças de segurança durante os ataques ocorridos em Porto Velho, no início deste ano.
A resposta rápida e eficiente dada pelo Governo de Rondônia, por meio das forças de segurança pública, foi possível graças à implementação do Plano Aliança Pela Vida, estratégia estadual que reforça a integração entre os órgãos de segurança, o fortalecimento das ações de inteligência e a capacidade de pronta reação diante de ameaças à ordem pública. Em apenas quatro dias, a ordem foi restabelecida e os responsáveis pelos atos criminosos foram neutralizados.