• Home
  • GERAL
  • Polícia Ambiental e SEDAM Flagram Desmatamento Ilegal e Apreendem Tratores em Mutum Paraná – Polícia Militar do Estado de Rondônia

Polícia Ambiental e SEDAM Flagram Desmatamento Ilegal e Apreendem Tratores em Mutum Paraná – Polícia Militar do Estado de Rondônia

Na segunda-feira, 17 de março de 2025, a Polícia Militar Ambiental de Rondônia (BPA-RO), em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), realizou uma fiscalização na região de Mutum Paraná, Linha 105, para combater o desmatamento ilegal e prevenir incêndios florestais. A ação faz parte da Operação HILÉIA, que intensifica a fiscalização ambiental no estado.

Durante o patrulhamento, a equipe identificou rastros de tratores e caminhões em uma  areá. Ao realizar incursão, foram localizados dois tratores e uma grande quantidade de toras de madeira in natura, totalizando aproximadamente 13 m³. Também foi constatado o desmatamento de mais de 20 hectares sem a devida autorização ambiental.

Trator utilizado para arastar as madeiras in natura (tora).

Ao consultar os bancos de dados, verificou-se que não havia permissão legal para o desmate na área. Questionado, um dos responsáveis pelo local alegou desconhecer a origem dos maquinários e das atividades irregulares. Posteriormente, um indivíduo se apresentou como proprietário da terra e dos equipamentos, mas evitou prestar esclarecimentos sobre o desmatamento.

Os tratores foram apreendidos e removidos ao pátio do Batalhão de Polícia Ambiental, localizado em Candeias do Jamari. Devido à impossibilidade de transporte, a madeira derrubada ficou sob a responsabilidade de um fiel depositário nomeado.

Foram lavrados autos de infração, termo de embargo e termo de apreensão e posteriormente, um advogado procurou a unidade policial para obter informações sobre a operação e recebeu cópias da documentação.

A Operação HILÉIA segue com fiscalizações intensificadas para coibir crimes ambientais e garantir a proteção das florestas. O caso foi encaminhado às autoridades competentes para os devidos procedimentos legais, visando a responsabilização dos envolvidos e a preservação dos recursos naturais.

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas anonimamente às autoridades competentes.

Madeiras in natura retiradas sem autorização.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

The Economist compartilha crítica a Moraes 13 vezes no X

O editorial da revista britânica The Economist, publicado na última quarta-feira, 16, critica o poder…

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação…

Grupo é preso após planejar, pela internet, matar morador de rua no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu neste domingo (20) três homens e uma mulher que…