Egmar Curubinha, o prefeito indígena mais jovem do Brasil, e Leôncio Tundis prometem enfrentar desafios sociais e econômicos.
No dia 1º de janeiro de 2025, Egmar Velasques Saldanha, o Egmar Curubinha, e Leôncio Antônio Tundis Carvalho, conhecido como Leôncio Tundis, assumiram as prefeituras de São Gabriel da Cachoeira e Urucurituba, respectivamente, ambos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Com desafios complexos, os gestores planejam implementar medidas voltadas ao desenvolvimento social e econômico de seus municípios.
São Gabriel da Cachoeira
Egmar Curubinha, de apenas 25 anos, é o prefeito indígena mais jovem do Brasil e assume a administração de São Gabriel da Cachoeira, município no extremo noroeste do Amazonas, na fronteira com a Colômbia e Venezuela. Eleito com 47% dos votos válidos, ao lado da vice-prefeita Eliane Falcão (PT), Egmar sucede seu tio, Clóvis Curubão, da etnia Tariano.
O município, onde 93,2% da população se identifica como indígena, enfrenta altos índices de suicídio. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, entre 2020 e 2023, foram registradas 77 tentativas de suicídio, impulsionadas por fatores como falta de oportunidades e mudanças climáticas.
Egmar pretende reduzir esses números por meio de:
• Atendimento especializado com assistentes sociais e psicólogos para famílias afetadas pelo alcoolismo e uso de entorpecentes;
• Criação do Museu Municipal dos Povos do Alto Rio Negro, com programação cultural permanente, para fomentar o turismo e gerar emprego e renda.
Na Câmara Municipal, o PT elegeu quatro dos 13 vereadores: Jaelson Albuquerque Cruz (Jaelson Caboclo Índio), Messias Ambrósio de Souza (Messias), Nelson da Silva Thomé (Nelson Thomé) e Rosilene Cordeiro da Motta (Rosa Motta).
Urucurituba
Leôncio Tundis, eleito com 70,9% dos votos válidos, ao lado do vice-prefeito Francivaldo Libório (MDB), assume a gestão de Urucurituba, município com mais de 24 mil habitantes.
Entre suas principais propostas estão:
• Escola em tempo integral para áreas vulneráveis, ampliando o tempo de permanência de alunos de 4 para 7 horas;
• Construção de novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Arrozal, Nova Conquista e Terra Preta do Limão;
• Reestruturação de poços artesianos e expansão do programa Salta Z para comunidades ribeirinhas.
Na Câmara de Urucurituba, o PT tem como representante a professora Izamar Lopes Serrão, que exercerá mandato até 2028.