• Home
  • POLÍCIA
  • Projeto de reinserção social “A Viagem do Prisioneiro” é realizado em unidade prisional de Rolim de Moura

Projeto de reinserção social “A Viagem do Prisioneiro” é realizado em unidade prisional de Rolim de Moura

Através de uma iniciativa de ressocialização e autoconhecimento dos reeducandos, o governo de Rondônia realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Penitenciária Regional de Rolim de Moura, a continuidade do projeto “A Viagem do Prisioneiro”. O objetivo do projeto é orientar os reeducandos por meio de estudos bíblicos ecumênicos sobre mudança de postura, com foco na espiritualidade.

Executado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Coordenadoria de Projetos de Reinserção Social, Regional III, em parceria com a Federação Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o projeto foi iniciado na unidade em 6 de junho de 2024 e, desde então, já formou três turmas de reeducandos. Uma dessas turmas, composta por mulheres, já foi certificada, e as outras duas turmas têm previsão de certificação para março de 2025, com uma programação especial planejada para o Dia Internacional da Mulher.

O programa oferece aos participantes uma vivência profunda de autorreflexão, aprendizado e transformação pessoal. Cada turma é composta por 12 reeducandos, que, ao final do curso, se tornam instrutores voluntários, dando continuidade ao programa nas próprias celas, onde orientam e incentivam outros internos a seguir o mesmo caminho de aprendizado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a promoção de ações como esta é essencial para a reintegração dos internos à sociedade. “O autoconhecimento e a espiritualidade são ferramentas que estimulam a transformação e a recuperação. O governo segue investindo e estimulando iniciativas que promovam renovação, e um retorno à sociedade longe da criminalidade”, salientou.

CAPACITAÇÃO

A formação de facilitadores, realizada pela FBAC, foi aplicada aos privados de liberdade nos dias 19 e 20 de fevereiro e tem como objetivo capacitar 6 internos para se tornarem instrutores das novas turmas na unidade, garantindo a continuidade do processo educacional.

O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou que, “estamos satisfeitos em dar continuidade ao programa ‘A Viagem do Prisioneiro’, e fomentar o comprometimento com a ressocialização. Através do autoconhecimento e da orientação espiritual, aliadas a outras ações de estudo e trabalho, promovemos mudanças significativas na vida dos reeducandos.”

Fonte

Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Arquivo Sejus

VEJA MAIS

The Economist compartilha crítica a Moraes 13 vezes no X

O editorial da revista britânica The Economist, publicado na última quarta-feira, 16, critica o poder…

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação…

Grupo é preso após planejar, pela internet, matar morador de rua no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu neste domingo (20) três homens e uma mulher que…