Após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o governador Eduardo Leite se manifestou nesta sexta-feira (16/5) destacando o sistema de vigilância sanitária do estado e a aplicação dos protocolos de contenção.
O surto resultou na morte de cerca de 17 mil aves, acendendo o alerta em um setor estratégico para a economia gaúcha.
“Nosso sistema de vigilância é um dos mais robustos do mundo, e estamos aplicando todos os protocolos de contenção com agilidade para preservar a saúde pública e a segurança da produção avícola, fundamental para a economia do RS”, declarou Leite em publicação na rede social X.
Segundo Leite, “estamos tomando todas as medidas sanitárias necessárias para conter o foco de gripe aviária confirmado em uma granja comercial em Montenegro. Equipes da Seapi, junto ao Ministério da Agricultura, atuam com rapidez e rigor técnico para isolar e eliminar o foco.”
O governador também fez questão de tranquilizar a população quanto ao consumo de carne de frango e ovos. “É importante reforçar: não há risco de transmissão da gripe aviária pelo consumo de carne de frango ou ovos. O cozimento elimina completamente o vírus. A população pode seguir consumindo esses alimentos com total segurança.”
Entenda o que é a gripe aviária
- Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.
- Entre os principais sintomas apresentados nas aves, estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
- Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.
O caso, confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), marca a primeira vez que a gripe aviária atinge uma unidade comercial no país, embora o Brasil registre ocorrências em aves silvestres desde 2023. A granja afetada foi imediatamente isolada. O local abrigava 17 mil aves, onde parte delas morreu, e o restante foi sacrificado.
Leite retorna de uma missão internacional em Nova York, nos Estados Unidos, e afirma estar acompanhando os desdobramentos do caso de forma pessoal. “Atuaremos com total transparência e responsabilidade para superar rapidamente essa situação”, declarou.
O Rio Grande do Sul é um dos principais produtores e exportadores de carne de frango do Brasil. O governo estadual, em parceria com órgãos federais, garante que está adotando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação da doença e busca preservar a reputação da avicultura gaúcha no mercado global.
Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a China e a União Europeia (UE) suspenderam a compra de carne de frango brasileiro pelos próximos 60 dias.