• Home
  • POLÍTICA
  • Sanderson denuncia Lula no TCU por abuso de poder político

Sanderson denuncia Lula no TCU por abuso de poder político

O vice-líder da oposição na Câmara, deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU) contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em ofício encaminhado à Corte de Contas e à Procuradoria-Geral da República (PGR) na terça-feira 25, Sanderson acusa Lula de abuso de poder político e por propaganda antecipada. A ação na PGR foi assinada em coautoria com o líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS).

+ Oposição critica Lula por autopromoção de imagem em rede nacional

Sanderson cita na ação o recente pronunciamento do petista em cadeia nacional  de rádio e televisão, a qual foi direcionada à “promoção pessoal com vistas às eleições de 2026, em especial dos programas Pé-de-Meia e gratuidade dos medicamentos da Farmácia Popular”.

O vice-líder também destacou reportagem de Oeste sobre os possíveis anúncios quinzenais de Lula em rede nacional, com o objetivo de reduzir a sua impopularidade nas pesquisas.

+ Lula vai fazer pronunciamentos quinzenais na TV para reverter impopularidade

“A realização de pronunciamentos periódicos em rede nacional, com anúncios de benefícios financeiros e sociais, configura, em tese, uma utilização de recursos do Estado para promoção pessoal e eleitoral do presidente Lula”, afirmou Sanderson. 

Para o parlamentar, a atuação de “marqueteiros de campanha” também representa um “indício claro de que tais medidas estão sendo tomadas com fins eleitorais, o que afronta o princípio da isonomia entre os candidatos e caracteriza campanha eleitoral antecipada e abuso de poder político”.

janja
A representação na PGR também foi assinada pelo líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco | Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Uso indevido da máquina pública

Na ação enviada ao TCU, Sanderson analisa o recente pronunciamento de Lula à nação como um uso “indevido da máquina pública”, acompanhado de “uma campanha midiática constante” sobre os programas Farmácia Popular e Pé-de-Meia.

“O anúncio pode ser classificado como um uso indevido da máquina pública e dos recursos federais, com a clara intenção de angariar apoio eleitoral em período que não é o oficial para campanhas”, analisou. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Em razão da frequência e da maneira como os pronunciamentos estão sendo feitos, com o uso sistemático de recursos públicos para distribuir benefícios à população e com a comunicação constante, pode-se inferir que o governo federal estaria se valendo do poder público para influenciar a opinião pública de maneira eleitoreira, violando o princípio da moralidade administrativa, que exige que a gestão pública atue com imparcialidade e probidade”, acrescentou Sanderson.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento oficial | Foto: TV Brasil | DivulgaçãoPresidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento oficial | Foto: TV Brasil | Divulgação
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento oficial na segunda-feira 24 | Foto: TV Brasil | Divulgação

Os anúncios de Lula

No pronunciamento à nação na segunda-feira 24, Lula disse que os estudantes que já concluíram o ensino médio podem sacar a poupança de R$ 1 mil do Pé-de-Meia. Ao todo, o valor recebido pode chegar a R$ 9,2 mil ao longo dos três anos do ensino médio. Devem ser contemplados cerca de 4 milhões de jovens.

O presidente também usou o momento em cadeia nacional para falar da ampliação do programa Farmácia Popular, que vai passar a oferecer 100% dos seus 41 medicamentos de graça.

Ao finalizar os anúncios, Lula declarou: “Depois de dois anos de reconstrução de um país que estava destruído, estamos trabalhando muito para trazer prosperidade para todo o Brasil, principalmente para quem mais precisa”.

YouTube videoYouTube video

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Casal desaparece e é encontrado morto após cabeça d’água em Minas

Um casal morreu depois de uma cabeça d’água nas proximidades do Cânion do Peixe Tolo…

No “adeus” ao Nabizão, Bragantino vence Cruzeiro com erro de Cássio

O Red Bull Bragantino venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste domingo…

Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz…