O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), vai compor a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem desta terça-feira (6/5) à Rússia e à China. O embarque das autoridades está programado para 22h.
A agenda começará em Moscou, onde Lula e Alcolumbre vão participar das comemorações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. A “Festa da Vitória”, como é chamada, é um feriado nacional russo e teve início logo nos primeiros anos após o fim dos conflitos entre os exércitos que compunham o eixo e os aliados, com pequenos festejos locais, passeios populares e solta de fogos de artifício.
Leia também
-
Igor Gadelha
Lula já se encontrou com favorito para ser o novo papa
-
Mundo
Com ida de Lula à Rússia, Ucrânia avalia “rebaixar” relação com Brasil
-
Mundo
Xi Jinping se juntará a Lula em visita à Rússia a convite de Putin
-
Brasil
Lula vai para Rússia e China em meio a guerra tarifária de Trump
Depois da viagem à Rússia, a comitiva presidencial segue para a China, onde Lula irá encontrar com o líder chinês Xi Jinping e participará do IV Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A reunião do petista com Xi Jinping ocorre em meio a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não vai compor a comitiva de Lula. Ele deve embarcar nos próximos dias para Nova York, nos Estados Unidos, para participar de um evento que reúne líderes empresariais.