Em sua 21ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. Uma oportunidade para toda a população discutir e refletir sobre questões como a preservação do meio ambiente, desastres climáticos, políticas públicas, o papel da pesquisa, do poder público e da sociedade na garantia de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Na Fiocruz, o evento acontece há 24 anos (desde a sua criação) e mobiliza todas as unidades e escritórios técnicos, sempre focado na aproximação com a comunidade em todas as regiões do país, proporcionando momentos de inclusão social, divulgação científica, lazer, educação em saúde e conscientização sobre temas diversos.
Em Rondônia, como parte das atividades desta edição da SNCT, será desenvolvida uma vasta programação, que se estende para além do calendário oficial do evento que é de 15 a 19 de outubro, ampliando ainda mais o encontro da Fiocruz com a comunidade.
Entre os dias 16 e 18 de outubro, será realizada na Escola Estadual de Ensino Militar em Tempo Integral (EEEMTI) Brasília, em Porto Velho, a I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência: Popularização e Divulgação de CT&I do Estado de Rondônia (Mostra AMO Ciência), em paralelo com o I Simpósio de Mostras Estudantis da Amazônia Ocidental de Ciência (SIM AMO CIÊNCIA): Popularização da Ciência na Escola e Caminhos para a Carreira Científica; e o II Circuito Científico da Escola Brasília.
As atividades envolvem palestras e oficinas sobre temas como resistência antimicrobiana, venenos e toxinas animais, a biodiversidade aplicada ao ensino de Ciências, preservação e educação ambiental na perspectiva da Saúde Única, e ainda educação e saúde indígena em Rondônia. Segundo os organizadores, a escolha por uma abordagem transdisciplinar, dentro da temática principal do evento, também oportuniza a exploração de assuntos relacionados ao mercado de trabalho, saúde mental e inteligência artificial, numa linguagem acessível ao público.
Haverá premiação de 18 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ) aos 18 estudantes autores principais dos melhores trabalhos inscritos na I Mostra AMO Ciência, e cinco bolsas de Apoio Técnico em Extensão ao professor orientador dos cinco melhores trabalhos, conforme categorias do edital.
Dando continuidade, no dia 25 de outubro, será realizada uma edição ampliada do Open House, com a previsão da visita de 200 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Porto Velho, do município de Candeias do Jamari (a 20km da capital) e do distrito de Jaci Paraná localizado a 50 km, além de acadêmicos de cursos da área da saúde. Durante todo o dia, os visitantes terão a chance de conhecer os principais laboratórios da instituição, interagir com os pesquisadores e estudantes de pós-graduação, conhecer projetos de relevância desenvolvidos pela Fiocruz em Rondônia, no campo das doenças negligenciadas, e participar de atividades de conscientização e educação em saúde.
Conheça a programação oficial da SNCT 2024 em outras unidades e escritórios regionais da Fiocruz.

Texto: José Gadelha