• Home
  • BRASIL
  • STF inicia análise sobre reposição por perdas em planos econômicos

STF inicia análise sobre reposição por perdas em planos econômicos

Começa nesta sexta-feira (16/5) o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre indenização por perdas ocorridas em decorrência de planos econômicos das décadas de 80 e 90, conhecidos como planos Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2.

A ação, apresentada em 2009 pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), será julgada em plenário virtual, com início às 11h desta sexta e previsão de término no dia 23. O relator atual é o ministro Cristiano Zanin.

Correção inflacionária

À época da apresentação da ação, o Consif pediu a suspensão das decisões judiciais concedendo a reposição. No entanto, um pedido liminar foi negado.

Já em 2018, o STF homologou um acordo entre representantes de bancos e poupadores que estabeleceu indenizações pelas correções da poupança ocorridas durante os planos.

Foram ressarcidas perdas na poupança durante a entrada em vigor dos planos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). O plano Collor 1 (1990), que confiscou a poupança, inicialmente ficou fora do acerto.

Depois, em 2020, foi homologado um aditivo no acerto, incluindo o Collor 1. Na época, houve a avaliação de que o número de adesões tinha sido menor do que o esperado. O acordo também foi prorrogado por 60 meses, prazo que terminou agora.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Médico investigado por morte de paciente é alvo de operação policial no RJ

Policiais civis da 78ª DP (Fonseca) deflagraram uma operação na manhã desta sexta-feira (16) para…

Área comercial da região Central de Porto Velho recebe policiamento aproximado

Na manhã de hoje, 16, a Polícia Militar, por meio das equipes do 1º Batalhão…

Ex-zagueiro Lúcio é internado com queimaduras após acidente doméstico

O ex-zagueiro Lúcio, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, foi hospitalizado, nessa…