TCU arquiva pedido de Gayer sobre viagens de Janja

O Tribunal de Contas da União (TCU) recusou, nesta quarta-feira, 19, por unanimidade, um pedido de auditoria feito pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) sobre os gastos relacionados às viagens da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Gayer afirmou que, entre 2023 e 2024, Janja passou 103 dias fora do país em compromissos internacionais — 16 dias a mais do que o próprio presidente da República.

Ele argumentou ainda que, além de acompanhar o presidente na maioria das viagens ao exterior (com exceção de uma ida ao Chile), a primeira-dama também representou o Brasil em eventos oficiais, como a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris e um encontro sobre educação no Catar.

Para Gayer, o fato de Janja não ocupar um cargo público e ter “elevados custos” com deslocamentos justificaria a abertura de uma investigação pelo TCU.

YouTube video

Relator diz que auditoria sobre Janja é improcedente

Na decisão, o relator do caso, ministro Bruno Dantas, destacou que a participação da primeira-dama em delegações sem a presença do chefe do Executivo já foi analisada pelo Tribunal em outra ocasião, tendo sido considerada improcedente.

A ida de Janja à Olimpíada de Paris também foi alvo de questionamento em uma representação na Corte, que não viu irregularidades no caso.

O ministro também ressaltou que o solicitante não tem competência legal para pedir fiscalizações ao TCU, conforme estabelece a legislação e o Regimento Interno do órgão.

Leia também: “Lula designa Janja para participar de evento em Paris”

Segundo essas normas, essa prerrogativa é exclusiva dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além dos dirigentes de comissões técnicas ou de inquérito, desde que a solicitação seja aprovada pelo respectivo colegiado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…