O mais recente boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), divulgado na manhã desta sexta-feira (25/4), mostra que o resultado das “tomografias de tórax e abdômen foram compatíveis com uma evolução normal do pós-operatório, descartando complicações ou necessidade de novos procedimentos”.
O ex-presidente permanece internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após ter sido submetido a uma cirurgia no domingo (13/4) para tratar uma obstrução intestinal.
O boletim ainda informa que “foram tomadas medidas para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado” apresentadas nos exames dessa quinta-feira (24/4).
Leia também
-
Brasil
Vídeo: após piora clínica, Bolsonaro faz exames de tomografia
-
Brasil
No 11º dia na UTI, Bolsonaro tem piora clínica. Veja boletim
-
Brasil
Advogado diz que citação de Bolsonaro em UTI desrespeitou a lei
-
Paulo Cappelli
Vídeo: Bolsonaro é intimado pelo STF dentro de UTI
“O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na unidade de terapia intensiva (UTI) em acompanhamento pós-operatório. Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial”, informou o documento.
A equipe médica ainda destaca que “foram tomadas medidas para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado. Ontem, foi submetido a tomografias de tórax e abdômen, que foram compatíveis com uma evolução normal do pós-operatório, descartando complicações ou necessidade de novos procedimentos. Continua em jejum oral e com pausa temporária da nutrição parenteral. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”





Jair Bolsonaro internado na UTI
Reprodução
Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro – Metrópoles
Reprodução
Jair Bolsonaro
Reprodução Redes
Michelle fez apelo à servidora do STF que notificou Bolsonaro na UTI
Reproduçãp
Após pioria clínica, Bolsonaro posta vídeo fazendo tomografia
Reprodução
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Bolsonaro recebeu citação da Justiça dentro da UTI
Reprodução
Jair Bolsonaro assina intimação em quarto de UTI
Reprodução/X
Cumprindo ordens, oficial de Justiça tenta intimar Bolsonaro
Coluna Paulo Cappelli
Jair Bolsonaro mostra cicatriz e hematomas após cirurgia
Instagram/Reprodução
Jair Bolsonaro passou por nova cirurgia há uma semana
Instagram/Reprodução
Jair Bolsonaro posa para as redes sociais na cama do hospital
Instagram/Reprodução
Apoiadores rezam no sábado de páscoa (20/04/2025) em frente ao Hospital DF Star, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado.
Augusto Tenório/Metrópoles
Thiago Gagliasso mostra ligação com Jair Bolsonaro durante internação
Instagram/Reprodução
Bolsonaro durante fisioterapia
Reprodução/Redes sociais
Assinam o boletim desta segunda-feira Cláudio Birolini, médico-chefe da equipe cirúrgica; Leandro Echenique, médico cardiologista; Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star; Brasil Caiado, médico cardiologista; Guilherme Meyer, diretor médico do DF Star; e Allisson Barcelos Borges, diretor-geral do DF Star.
A piora de Bolsonaro ocorre um dia após ele receber uma oficial de Justiça na UTI da unidade de saúde.
A intimação enviada a Bolsonaro partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, que preside o inquérito sobre as investigações da suposta trama golpista que culminou nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro. O ex-presidente foi notificado especificamente da abertura da ação penal na qual figura como um dos réus.
Outras visitas
Nessa semana, contrariando orientações médicas de visitas restritas, Bolsonaro recebeu o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia, além de fazer uma live com os filhos.
O que é obstrução intestinal?
- A obstrução intestinal é caracterizada pelo bloqueio parcial ou total da passagem dos alimentos digeridos pelo intestino.
- Essa condição pode ser provocada por diferentes fatores, como tumores, hérnias, inflamações, intoxicações, ou pelas chamadas bridas intestinais.
- Os principais sintomas incluem inchaço abdominal, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases, náuseas, vômitos e dor abdominal em forma de cólica.
- No caso de Bolsonaro, o problema está associado às cirurgias feitas após o atentado de 2018, o que favorece a formação dessas aderências.
O procedimento, que durou cerca de 12 horas, teve como objetivo a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.
Embora o quadro de saúde evolua de forma positiva, não há, por enquanto, previsão de alta da UTI. O hospital informou que o ex-presidente continuará sob monitoramento intensivo.
Leia também
-
Brasil
Vídeo: após piora clínica, Bolsonaro faz exames de tomografia
-
Brasil
No 11º dia na UTI, Bolsonaro tem piora clínica. Veja boletim
-
Brasil
Advogado diz que citação de Bolsonaro em UTI desrespeitou a lei
-
Paulo Cappelli
Vídeo: Bolsonaro é intimado pelo STF dentro de UTI
Desde o atentado que sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial, Bolsonaro passou por uma série de procedimentos médicos relacionados ao sistema digestivo.