• Home
  • BRASIL
  • Vídeo. Tubarão mais veloz do mundo aparece em registro inédito no Rio

Vídeo. Tubarão mais veloz do mundo aparece em registro inédito no Rio

Pesquisadores do Instituto Mar Urbano registraram pela primeira vez a presença do tubarão-mako (Isurus oxyrinchus), conhecido como o mais rápido dos tubarões, nadando entre as águas da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, nesse domingo (23/3).

A espécie mako pode atingir até 70 quilômetros por hora e, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a União Internacional para a Conservação da Natureza, está ameaçada de extinção. Os especialistas que encontraram o animal, destacam que o tubarão não representa perigo aos banhistas.

Veja o vídeo do tubarão-mako

 

“O Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes com tubarões. Esse registro é motivo de alegria, pois trata-se de um predador essencial para o equilíbrio do ecossistema marinho”, explicou o diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes.

O Instituto Mar Urbano destaca que “apesar da fama, os riscos de incidentes com humanos são baixos, enquanto a ameaça à sobrevivência dos tubarões é alarmante: cerca de 80 milhões são mortos anualmente”.

De acordo com dados do Museu da Flórida, a média global de ataques não provocados por tubarões é de apenas 64 casos por ano. Em 2024, foram registrados 88 ataques, desses apenas quatro foram fatais. Desde 1931, no Rio de Janeiro, apenas sete ataques fatais foram documentados.

O mergulhador Andrew Macau, que fez o registro o animal, chamou o momento do encontro de “um presente da natureza”.

“Esse animal, uma fêmea, não tem costume de nadar próximo da costa e tão pouco atacar pessoas, nesses vídeos mostramos que podemos estar no mesmo ambiente sem risco um para o outro, animal que deve ter o seu devido cuidado como qualquer animal que necessita de respeito, nós temos mais risco para os tubarões principalmente por redes de pesca do que eles para gente”, contou o instrutor da Macau Dive.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Filho de Lula compara Bolsonaro a animal que finge estar morto

Luis Cláudio, filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comparou o ex-presidente Jair…

JK: quais são as suspeitas que persistem sobre a morte do presidente

A morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek pode ser alvo de nova investigação federal, desta vez…

Saiba qual era o time do coração de papa Francisco na Argentina

Morto nesta madrugada de segunda-feira (21/4), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, era…