Na manhã de segunda feira, 14 de abril, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar recuperaram em Vilhena, uma caminhonete que fora roubada no município de Juara/MT. dois suspeitos foram apresentados na Unidade Integrada de Segurança Pública – UNISP.
Ocorrência Policial
Por volta das 09 horas, uma equipe da Polícia Militar foi acionada via Central de Operações para averiguar denúncia sobre o deslocamento de um veículo Toyota Hilux, produto de roubo mediante grave ameaça, ocorrido na cidade de Juara/MT. As informações recebidas relatavam que o referido veículo estaria trafegando pela BR-174 em direção ao município de Vilhena/RO, ocupado por três indivíduos do sexo masculino, supostamente armados.
De imediato, com o apoio de outras equipes vinculadas à Força-Tarefa da Operação Máximus, foi realizado deslocamento pela BR-174, no sentido de Juína/MT.
Durante o deslocamento, as equipes visualizaram a caminhonete mencionada, a qual se encontrava capotada às margens da rodovia BR-174, aproximadamente no km 50. Sendo observado um segundo veículo que aparentemente prestava auxílio na tentativa de desvirar o automóvel acidentado.
As equipes acionaram os dispositivos sonoros e luminosos e deram ordem de parada a todos, com a finalidade de proceder à abordagem e à revista pessoal, contudo, um dos indivíduos empreendeu fuga em direção à área de mata próxima e, ao adentrar na mata, o suspeito voltou-se na direção dos policiais e efetuou disparos de arma de fogo, atentando contra a vida dos militares.
Os policiais responderam à ação utilizando força proporcional, efetuando disparos, sendo que o agressor prosseguiu em fuga pela vegetação.
Os militares realizaram cerco na área, empregando técnicas de rastreamento e incursão em mata. O suspeito foi novamente localizado, momento em que, mesmo após reiteradas ordens de parada, voltou a efetuar disparos contra os policiais com a arma que empunhava, sendo novamente necessário a ação para repelir a agressão, vindo o suspeito a ser neutralizado por disparos efetuados pelo policial.
Com o suspeito foi localizada uma arma de fogo calibre .38, contendo cinco munições deflagradas e uma intacta no tambor e, considerando a gravidade dos ferimentos e observando que o agressor ainda apresentava sinais vitais, a guarnição procedeu ao imediato socorro, realizando o transporte do indivíduo ao Hospital Regional de Vilhena/RO, diante da distância e da ausência de comunicação com o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de preservar sua vida.
Dois outros envolvidos, que permaneceram no local, foram submetidos a busca pessoal e portavam simulacros de arma de fogo em suas vestes, sendo constatado que, juntamente com o suspeito socorrido ao hospital, estavam diretamente envolvidos no roubo ocorrido em Juara/MT registrado em 14/04/2025 às 00h27min.
Na unidade hospitalar, o suspeito ferido foi prontamente atendido pela equipe médica de plantão, sendo submetido aos procedimentos de emergência. Posteriormente, foi informado à equipe policial que, apesar dos esforços, o indivíduo não resistiu aos ferimentos, sendo constatado o óbito.
Os militares apuraram que os demais indivíduos que estavam no local tentando “destombar” a caminhonete alegaram desconhecer que o veículo era produto de crime e que os envolvidos se tratavam dos autores do roubo, tendo parado unicamente para prestar auxílio. Após cientificados da situação, foram arrolados como testemunhas dos fatos.
Os envolvidos receberam voz de prisão e foram conduzidos e apresentados, juntamente com a arma e simulacros apreendidos, na Unidade Integrada de Segurança Pública – Unisp de Vilhena.
Texto: Seção de Comunicação Social do 3°BPM
Fonte: Boletim de ocorrência / SISEG