O que torna um Grande Prêmio especial está muito além do tempo que ele está no circuito da Fórmula 1. O GP da China, por exemplo, está na F1 há menos tempo que muitos outros, como Silverstone, mas já presenciou muitas histórias.
O Circuito Internacional de Xangai é o local da última vitória do heptacampeão Michael Schumacher na Fórmula 1. Os atuais pilotos da categoria correrão na pista chinesa na madrugada deste domingo (23/3), a partir das 4h (horário de Brasília), pela 2ª etapa da temporada da F1 neste ano.
Leia também
-
Esportes
GP da China: Lewis Hamilton leva 1º pole pela Ferrari. Confira grid
-
Esportes
GP da China marca primeira corrida sprint de 2025 na Fórmula 1
-
Esportes
Em 4ª vitória no ano, Verstappen ganha GP da China de F1 pela 1ª vez
-
Esportes
Carros remendados: veja como Williams chega para GP da China
O heptacampeão Lewis Hamilton venceu a primeira corrida sprint com a Ferrari na madrugada brasileira deste sábado (22/3) e pontuou bem.
O ano era 2006 quando Michael Schumacher, já coroado como heptacampeão, vencia a sua última corrida de Fórmula 1. O triunfo foi o 91º da carreira da lenda alemã.




Circuito de Xangai
Joe Portlock/Getty Images
Hamilton após pole sprint
Haiyuan/Paddocker/NurPhoto via Getty Images
Última vitória de Schumacher
Clive Rose/Getty Images
O circuito de Xangai foi desenhado para se parecer com caracter chinês
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Sháng signifca ascensão
Reprodução/Wikimedia Commmons
O piloto largou em 6° no grid, mas, a bordo da Ferrari, escalou até o topo do pódio em Xangai. No fim daquela temporada, Schumacher se afastou das pistas para retornar apenas em 2010 e sair novamente em 2012, mas sem vitórias.
Atualmente, Schumacher tem 56 anos e se recupera de um grave acidente de esqui. A família da lenda do automobilismo tenta manter sigilo no quadro de saúde do piloto, mas enfrenta briga judicial contra vazamento de arquivos sobre a saúde do heptacampeão.
Shàng
O Grande Prêmio da China estreou na Fórmula 1 em 2004, possui 56 voltas em uma extensão de 5,451 km, uma das maiores pistas da categoria. O Circuito Internacional de Xangai foi desenhado para parecer o caractere chinês “Shàng”, que significa “ascensão”.
Confira classificação da F1 antes de Xangai:
- Lando Norris, 26 pts
- Max Verstappen, 24
- George Russell, 20
- A. Kimi Antonelli, 14
- Alexander Albon, 10
- Lewis Hamilton, 9
- Oscar Piastri, 9
- Lance Stroll, 8
- Charles Leclerc, 8
- Nico Hülkenberg, 6