Zucco anuncia medidas contra André Janones

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), anunciou que tomará medidas no Conselho de Ética contra o André Janones (Avante-MG). A posição ocorre depois de o parlamentar mineiro ter firmado acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Zucco afirmou que a confissão de Janones sobre o uso de dinheiro de assessores para despesas pessoais comprova a irregularidade e justifica sua cassação. “A PGR confirmou o desvio ao impor a devolução de R$ 131,5 mil e o pagamento de multa de R$ 26,3 mil.”

Janones admitiu ter solicitado, em 2019, um cartão de crédito ao assessor Mário Celestino da Silva Junior para cobrir despesas pessoais. Ele alegou estar enfrentando dificuldades financeiras por estar com o nome negativado. O acordo de não persecução penal prevê que o montante será ressarcido à Câmara dos Deputados, evitando uma ação penal.

Zucco critica Guilherme Boulos por minimizar gravidade do caso

Zucco também criticou o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) na Comissão de Ética. Ele acusou o psolista de minimizar a gravidade do caso ao defender que não houve prática de “rachadinha”. “A confissão e o ressarcimento determinado pela PGR demonstram a existência do crime.”

De acordo com Zucco, a oposição pretende pressionar a Câmara para avançar com um pedido de cassação de Janones, mesmo com o acordo firmado. “O desfecho do caso dependerá da tramitação no Conselho de Ética e do posicionamento dos demais parlamentares.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília

Nesta segunda-feira, 21, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o…

Ministra do STJ lembra promessas que fez ao papa por vida da filha

Com uma história de vida baseada na fé, a ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal…

Recém-nascido sofre ataque de cachorros após ser abandonado em MG

Um recém-nascido foi abandonado em um lote vago no município de Angelândia, Minas Gerais, na…